Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

PT oficializa Elmano como candidato ao Governo e Camilo ao Senado na quarta-feira, 27

O encontro terá 210 delegados e delegadas e acontece integralmente de forma virtual.
Camilo Santana, Lula e Elmano de Freitas

Compartilhar:

O Encontro de Tática eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), previsto para o último sábado, 23, foi remarcado para esta quarta-feira, 27, às 16h, quando o partido formalizará os candidatos às eleições deste ano, incluindo os nomes ao Senado Federal e ao Governo do Estado – após rompimento com o PDT. A informação foi confirmada em nota enviada ao OPINIÃO CE nesta segunda-feira, 25.

Conforme o texto, serão oficializadas as candidaturas do ex-governador Camilo Santana para o Senado Federal; do deputado estadual licenciado Elmano de Freitas para Governo do Estado; além de nomes dos deputados Federais e Estaduais e a política de alianças com partidos governistas. “O encontro terá 210 delegados e delegadas e acontece integralmente de forma virtual.”

Novas alianças

Após rompimento com o PDT, que optou pelo ex-prefeito Roberto Cláudio como candidato ao Governo em detrimento da então governadora Izolda Cela – que tinha o apoio petista -, o Partido dos Trabalhadores trabalha nos bastidores para alinhar o maior número de aliados possíveis.

Na função de vice, podem ser indicados nomes do MDB, PV, PCdoB, PP e até mesmo do PSDB. Dirigentes desses partidos reuniram-se com o ex-governador Camilo Santana (PT) e com Guimarães na semana. PV e PCdoB estão alinhados ao PT pela federação partidária, em nível nacional. O MDB, de Eunício, e o PP, de AJ e Zezinho Albuquerque, assinaram carta dizendo que, junto ao PT, “assumiram o compromisso de estarem juntos na construção de um caminho comum para as eleições de 2022”.

Dos citados, apenas o PSDB ainda está buscando definição, uma vez que a legenda, que é da base da atual gestão estadual, ainda decide se segue no bloco coordenado pelo PT ou se mantém a aliança com o PDT. O ex-governador Camilo Santana também tenta atrair o PSB Ceará para o arco. Em nível nacional, o partido ocupa a vice da candidatura de Lula, com Geraldo Alckmin, mas, no Ceará, a sigla sinalizou a continuidade da parceria com o PDT de Ciro Gomes e Roberto Cláudio.

[ Mais notícias ]