A Executiva Nacional do PT homologou, nesta segunda-feira (10), uma posição de apoio à reeleição de Roberto Pessoa (União Brasil) ao Executivo de Maracanaú. Nas últimas semanas, o assunto causou discordância entre as alas locais do partido, que preferiam apoio à candidatura do deputado estadual Julio Cesar Filho (PT). Além de Maracanaú, a comissão petista demonstrou apoio à candidaturas de outros 25 municípios.
“A direção municipal fica autorizada a concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação dos nomes para concorrer aos cargos de vices e eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da Federação e para o cumprimento da cota de gênero”, informa o documento divulgado pela comissão.
Roberto Pessoa lançou sua pré-candidatura à reeleição em Maracanaú junto ao União Brasil. O partido é oposição direta ao PT, mas o atual chefe do Executivo coleciona uma boa relação com as lideranças petistas locais e estaduais. Atualmente, a deputada federal Fernanda Pessoa, filha de Roberto, lidera as conversas com o governador Elmano de Freitas (PT). Além disso, Fernanda acompanhou a filiação de Evandro Leitão (PT) ao partido petista.
Divididos, outros grupos do PT esperavam apoio ao deputado estadual Julio César Filho (PT), o Julinho, que anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Maracanaú pelo próprio partido. O documento divulgado pela Executiva delimita, ainda, apoio à candidatura do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará(Alece), Fernando Santana (PT), ao pleito em Juazeiro do Norte.