O PT iniciou, no último fim de semana, a rodada de convenções partidárias pelo Ceará em quatro cidades do Vale do Jaguaribe. Sábado (20) marcou o primeiro dia permitido pela Justiça Eleitoral para que os partidos realizem os eventos que vão confirmar o candidato ou a candidata para o pleito. Enquanto no primeiro dia o PT realizou apenas uma convenção, em Morada Nova, no domingo foram três, em Quixeré, em Jaguaruana e em Palhano. O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, participou de todos os momentos.
Em todas as quatro cidades, o partido tenta se manter no cargo máximo do Executivo, posto que já ocupa. A única em que o candidato não será o prefeito é em Morada Nova. Em seu segundo mandato, Wanderley Nogueira não pode concorrer à reeleição. No Município, então, o candidato será Marco Bica, o “Marquinhos da Ana”. Essa foi a primeira de mais de 90 convenções da sigla que devem ocorrer em todo o Ceará.
“Nossa gratidão a cada morada-novense que, com sua presença, sua vibração e sua alegria, fez valer a maior festa que Morada Nova já viu em uma Convenção Municipal! Coração segue firme, cheio de alegria e gratidão! Confiantes de estarmos no caminho certo, prontos, preparados e querendo fazer mais por nossa gente”, escreveu Marquinhos.
Na cidade, o postulante petista deve concorrer contra uma oposição com cinco partidos: PSB, PRD, PL, PSDB e Republicanos. A candidata deve ser Naiara Castro (PSB), filha do ex-prefeito Glauber Castro. A pré-candidata, com convenção marcada para a próxima sexta-feira (26), terá ainda o apoio do atual vice-prefeito Edgar Amaral (Republicanos), rompido com o prefeito Wanderley.
TRÊS CONVENÇÕES NO DOMINGO
No domingo, três cidades receberem a delegação petista. Pela manhã, em Quixeré, o partido optou pela tentativa de reeleição do prefeito Toinho do Banco. Na ocasião, além de Guimarães, lideranças políticas como o deputado estadual De Assis Diniz (PT) e os deputados federais Eduardo Bismarck (PDT) e Mauro Filho (PDT) marcaram presença. “É importante que o PT fortaleça a sustentação do governo Elmano e se torne de fato e de direito o principal partido da base aliada, na defesa dos interesses também do governo Lula”, reforça De Assis.
No Município, o PT possui aliança com PSB, Republicanos e Podemos. Gilberto Santiago (PP), liderança da oposição em Quixeré, anunciou por meio de vídeo que não vai disputar as eleições deste ano. Em 2020, ele foi o candidato que Toinho bateu para ser eleito para o seu primeiro mandato. O petista alcançou 57,96% dos votos, contra 42,04% de Santiago.
No período da tarde, ocorreu a convenção do prefeito Elias do Sargento, em Jaguaruana. No Município, o partido segue junto ao PCdoB, PV e PP. Compareceram Guimarães, De Assis, o presidente do PT Ceará, Antônio Filho “Conin”, a ex-prefeita Ana Tereza, além de pré-candidatos de partidos aliados ao Legislativo. “Obrigado a todos pela confirmação da nossa chapa, junto com o vice-prefeito Naldo Quirino e nossos pré-candidatos do PT, PCdoB, PV e PP. Grato pelo abraço dos nossos líderes José Guimarães, De Assis Diniz, Zezinho Albuquerque e Ana Teresa. Seguimos firmes!”, escreveu Elias, lembrando a participação do secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque (PP).
Até então colocado como pré-candidato da oposição, Samuel Quirino (PSB) anunciou desistência de lançar candidatura em Jaguaruana. Sua pré-candidata a vice-prefeita, Liana Almeida (PSB), seguiu o postulante ao cargo máximo do Executivo Municipal. A chapa era vista como a principal força da oposição.
Em Palhano, já pela noite, o partido confirmou a candidatura do prefeito José Luciano, o “José do Lalá”, que assumiu após a morte do prefeito Dinho do Zé Honório em 2021 e vai tentar a reeleição. “Uma convenção municipal emocionante em Palhano para confirmar a candidatura do atual prefeito José Luciano! Um gestor exemplar, comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade”, escreveu Guimarães. Conin e De Assis, além da deputada estadual Jô Farias (PT), também presenciaram a convenção.
“Nossa convenção foi um marco histórico! Com grande alegria e entusiasmo, oficializamos nossa chapa para manter Palhano no rumo certo”, destacou Luciano.
Batista da Mariana (PSD) deve o candidato da oposição. Ele terminou em segundo tanto nas eleições de 2020, com 39,08% dos votos contra 44,63% de Dinho, como nas eleições suplementares, onde perdeu para Luciano por uma diferença de apenas 190 votos.
SERTÃO CENTRAL
Na região do Sertão Central, diversos municípios já anunciaram seus pré-candidatos, estando situação e oposição definidas para a corrida eleitoral. Após uma rápida análise entre os municípios da região, Milhã apresenta-se, até o momento, como o único da região que permanece com apenas um pré-candidato ao Executivo Municipal. O atual prefeito, Alan Macêdo (PSB), busca a recondução do cargo. Ainda não há indícios de candidato a oposição em Milhã. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções partidárias e lançarem oficialmente os nomes dos candidatos que concorrerão às eleições municipais.