Contando com articulação interna de olho nas eleições deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) filiou, nesta quinta-feira (13), 12 prefeitos de cidades cearenses. O ato aconteceu em Fortaleza e reuniu nomes da política local, dirigentes partidários e lideranças de movimentos sociais. Com o processo, a sigla passou de 17 para 29 prefeitos, tornando-se a segunda maior força partidária no Ceará – ultrapassando o PSD (26) e ficando atrás, apenas, do PDT (67).
O movimento contou com articulação do governador Camilo Santana e do deputado federal José Guimarães. A filiação é encarada como essencial num momento de reposicionamento do partido, que se prepara para construir um palanque forte para Lula no Ceará. Também estiveram presentes o presidente da sigla na Assembleia Legislativa, Fernando Santana, e os outros três deputados estaduais do PT, Moisés Braz, Elmano de Freitas e Acrísio Sena.
“Não tem coisa mais forte do que presenciar a força e o desejo dos companheiros prefeitos em se filiar ao PT. Isso mostra que estamos mais vivos e fortes. Eu desejo que a relação de vocês com o partido seja de afeto e construção política”, afirmou Guimarães, na ocasião.
A lista de recém-filiados é composta por:
- Joerly Vitor (Aratuba);
- João Luiz (Campos Sales);
- Wilamar Palácio (Cariús);
- Marcondes Jucá (Choró);
- Chico Cordeiro (General Sampaio);
- Franzé Carneiro (Ibicuitinga);
- Elias Do Sargento (Jaguaruana);
- Dr. Aniziario Costa (Jardim);
- Dr. Rafael (Penaforte);
- Edson Veriato (Potengi);
- Marcondes Ferraz (Saboeiro); e
- Meu Deus (Santana Do Acaraú).