Como óleo e água, PT e PSB estão longe de um entendimento nos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Banabuiú, os mais importantes do Sertão Central. A região sempre foi marcada por embates entre a esquerda e o centro. A maior referência do PT no Sertão Central é o município de Quixadá, controlado pelo PT durante 20 anos e, agora, está com a centro-direita. A novidade em 2024 no Sertão Central é o confronto direto entre o senador Cid Gomes (PSB) e o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães. O Abolição não se envolveu, seguindo a regra de que onde não houver acordo tudo será decidido no voto.
NÃO CABEM TODAS AS CONVENÇÕES NA AGENDA E VÍDEOS SERÃO USADOS
O ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas devem gravar vídeos para convenções em vários municípios. De forma presencial, o ministro e o governador devem participar das convenções de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Itapipoca, Crateús e Caucaia. Está decidido que, onde a base estiver dividida, Elmano e Camilo estarão distantes, mas, nos municípios onde os candidatos os apoiaram na eleição de 2022, eles irão comparecer no decorrer da campanha.
LULA FICA DOIS DIAS NO CEARÁ
O presidente Lula desembarca para estadia de dois dias em Fortaleza. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanha Lula em sua passagem pelo Ceará. Na agenda de Lula, tem encontro com lideranças políticas cearenses e governadores do Nordeste. No sábado, o presidente vai à convenção de Evandro Leitão.
EVANDRO E LÍDERES DEFINEM FUNCIONAMENTO DA ALECE
Os deputados terão apenas uma sessão plenária por semana durante o período eleitoral, às terças, a partir de 16 de agosto, data que marca o início da campanha eleitoral. Além disso, eles terão às segundas para atuarem nas comissões. Serão 45 dias trabalhando na análise de projetos e votações. No acordo de líderes, ficou acertado ainda que o debate eleitoral não terá palanque no plenário.
DE ASSIS ANUNCIA NOVAS VAGAS PARA O CEARÁ NO PÉ-DE-MEIA
O líder do PT, deputado De Assis Diniz, evita confronto com a direita e opositores do PDT. Fez uma oratória sobre avanços sociais, como a convocação de 140 professores para povos indígenas, projeto inédito no Brasil. Depois, falou sobre o programa Pé-de-Meia, que abrirá 40 mil novas vagas no Ceará que serão anunciadas pelo ministro Camilo Santana e o presidente Lula nesta sexta-feira, em Fortaleza.
DIREITA BATENDO CABEÇA
Dirigentes de partidos de direita no Ceará fizeram consulta ao TRE sobre a possibilidade de união durante a campanha eleitoral. Aos poucos, está amadurecendo a tese do deputado Danilo Forte, coordenador da campanha do Capitão Wagner, que sugeriu a união das candidaturas numa só. O TRE avalia a consulta. O natural seria renunciar antes das convenções, passando a valer a candidatura única, somando tempo de rádio e TV. O União Brasil, o Partido NOVO e o PL têm até segunda-feira (5) para resolver. Divididos, correm risco de serem derrotados e não chegarem ao segundo turno.