Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

PT decide pela desfiliação de vereador de Russas que atacou deputadas

Os alvos dos ataques foram as deputadas Larissa Gaspar, Juliana Lucena e Jô Farias, que também pedem ação do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Russas
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

O diretório municipal do PT de Russas decidiu pela desfiliação do vereador Maurício Martins, autor de ataques machistas contra as três deputadas estaduais do partido. De acordo com nota divulgada, a sigla entende “a atitude do vereador como incompatível com os princípios fundamentais do Partido dos Trabalhadores”. A desfiliação foi comunicada nesta quinta-feira, 23, à Câmara Municipal de Russas.

Os alvos dos ataques foram as deputadas Larissa Gaspar, Juliana Lucena e Jô Farias. Na última terça-feira, 21, Martins usou o tempo na tribuna da Câmara Municipal de Russas para falar sobre as parlamentares, a quem chamou de “lagartas encantadas” e disse que “só aparecem no Dia Internacional das Mulheres”, quando “vão mentir” e “vendem ilusões”. Após o episódio, o PT de Russas convocou reunião extraordinária para ouvir Martins e discutir sobre o afastamento do parlamentar.

Para Juliana Lucena, 2ª secretária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o caso “expõe o machismo e sexismo que ainda é muito alicerçado na sociedade, inclusive nas casas políticas”. “[Mas] não ferem nossa atuação pública”, conclui.

No mesmo dia em que foi atacada junto às correligionárias, a deputada havia usado o primeiro expediente da sessão plenária da Alece para destacar a necessidade de combater a violência de gênero no Estado, mencionando diversos projetos apresentados na Casa sobre o tema.

Na ocasião, Juliana Lucena enfatizou, inclusive, que a violência de gênero está presente em todas as esferas da sociedade, seja na política, em casa, no ambiente virtual ou no trabalho. “Estamos no mês da mulher, mas não só em março, como em todos os dias do ano, é preciso frisar a importância do combate aos crimes contra as mulheres“, lembrou ela, que também alertou sobre o aumento de casos de violência contra a mulher no Ceará nos últimos três anos.

PROJETOS EM ANÁLISE

Dentre as proposições apresentadas pela deputada voltadas à proteção das mulheres, está o que institui o Dia Estadual de Combate aos Crimes Contra a Mulher na Internet; além dos projetos de indicação 173/23, que dispõe sobre a garantia de prioridade de tramitação nos procedimentos investigatórios que visem à apuração e responsabilização de crimes contra a vida, que tenham como vítimas mulheres, e o 157/23, que institui auxílio financeiro para crianças e adolescentes de mãe vítima de feminicídio.

Outro destaque nessa seara também é a deputada Larissa Gaspar, que tem como uma das bandeiras do seu mandato a proteção das mulheres. A parlamentar apresentou três projetos relacionados ao tema já na primeira sessão ordinária da Alece, no começo de fevereiro. Desde então, já são mais de vinte proposições envolvendo a temática. Com a repercussão das falas de Martins, o PT Russas convocou, no dia seguinte à fala, uma reunião para analisar a suspensão da filiação do vereador e abrir procedimento para expulsão dele da sigla.

Na nota, o PT Russas reforçou que “não compactua nem tolera qualquer forma de violência de gênero”. “Coerente com isto, prestamos solidariedade às Parlamentares desta agremiação partidária democraticamente eleitas para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”, completa o texto.

ENTENDA O CASO

No início de março, Martins respondeu a críticas de uma moradora de Russas com ofensas, inclusive fazendo referências a partes íntimas da mulher. A fala foi feita por meio das redes sociais. Segundo a deputada Larissa Gaspar, as ofensas motivaram uma nota de repúdio da Secretaria de Mulheres do PT contra o vereador – assinada pelas deputadas estaduais do partido. Em resposta, Maurício Martins usou a tribuna da Câmara Municipal de Russas para atacar as três parlamentares.

“Não venham essas mulheres que são lagartas, as borboletas encantadas, que só aparecem no dia internacional da mulher. Só conhece as mulheres no dia internacional da mulher. Aí bota um palco no meio das praças, vão mentir, dizer que tem programa isso, programa aquilo”, disse.

Em nota, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT Ceará, a Secretaria Municipal de Mulheres do PT de Russas e a bancada de deputadas estaduais do PT na Alece, repudiaram as atitudes do vereador. “Diante desse caso, viemos cobrar do diretório municipal de Russas a instauração de um processo interno, atrás da comissão de ética, para analisar o caso e tomar uma atitude que preserve nosso partido e não permita tais comportamentos se tornem uma prática comum“, diz a nota.

[ Mais notícias ]