Está marcado para a noite desta terça-feira, 19, um novo encontro do PT Ceará para discutir a mudança de rumo do partido nas eleições deste ano. A “nova linha política” da legenda para o pleito será analisada nesta data, com a presença de partidos aliados, além de membros do diretório estadual petista. Camilo Santana (PT), um dos principais articuladores do PT, não participará.
“Nesse processo de definição da sua posição, o PT intensificará o diálogo que já vem mantendo com os partidos que integram a Federação Brasil Esperança (PCdoB e PV), além do MDB, PP e outros com os quais tem conversado”, informa nota do partido.
A reunião ocorre um dia após o PDT escolher Roberto Cláudio para a disputa ao governo do Estado. Petistas, além de preferir Izolda Cela na chapa, recusam-se a apoiar o ex-prefeito de Fortaleza. As legendas citadas na nota também assinaram manifesto em defesa do nome de Izolda, no início do mês, “em nome da união” e “do diálogo de todas as forças políticas”.
Articulações
Vice-presidente nacional do PT, o deputado cearense José Guimarães esteve reunido com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre as eleições, na noite de segunda-feira, 19. O mesmo fez o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira.
Há indicativo para o lançamento de uma candidatura petista. A sigla encomendou, nos últimos meses, com o acirramento entre os dois pré-candidatos pedetistas, uma pesquisa eleitoral com os nomes de Guimarães, além dos deputados Luizianne Lins, José Airton e Fernando Santana.
A reunião desta terça dá encaminhamento ao Encontro de Tática Eleitoral, que será realizado no sábado, 23, após adiamento. Na ocasião, ocorrerá votação e oficialização dos candidatos e alianças no projeto “Vamos juntos pelo Brasil e Ceará”.
Participarão delegados “escolhidos pelas correntes do partido” e convidados autorizados de forma híbrida (presencial e online).