O PT ampliou os prazos para que os candidatos ao Processo de Eleição Direta (PED) à Presidência dos Diretórios municipais e estaduais inscrevam suas chapas. Para o âmbito municipal, a nova data definida foi 2 de maio. Já para as estaduais, a inscrição segue até o dia 9 do mesmo mês. Anteriormente, a inscrição para o PT nos municípios iria até esta segunda-feira (14). Para os estados, o prazo, anteriormente, era até 28 de abril. No Ceará e em Fortaleza, o partido está dividido para as eleições internas, que ocorrem no dia 6 de julho.
A resolução, aprovada pelo PT Nacional na última sexta-feira (11), também definiu a ampliação do prazo para definição dos locais de votação nas instâncias municipais, adiada para o dia 28 de abril. A medida, conforme o partido, foi adotada para que as direções municipais tivessem mais tempo para garantir o processo de votação e as condições técnicas para a realização do pleito.
ELEIÇÕES INTERNAS NO CEARÁ
Para a Presidência do PT Ceará, pelo menos quatro nomes já estão colocados. O Campo Democrático, corrente liderada pelo deputado federal José Guimarães, apresenta três nomes: o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, e o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro. Felipe, aliás, tem o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, principal liderança do partido no Ceará. Já pelo Campo de Esquerda, movimento da deputada federal Luizianne Lins, a possível candidata é a vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida.
O processo levantou possíveis rixas entre as lideranças. No último dia 7 deste mês de abril, Guimarães e Camilo se reuniram em Brasília. Aliado do parlamentar, o deputado estadual De Assis Diniz ressaltou que “não existe crise” entre os dois. “Nosso projeto é coletivo, construído com diálogo, compromisso e muito trabalho, lado a lado com Camilo Santana e Elmano de Freitas. O que nos une é maior do que qualquer tentativa de divisão: é o povo cearense e o futuro que queremos construir juntos!”, comentou.
Já para o âmbito municipal do partido em Fortaleza, os candidatos colocados são o ex-deputado estadual Antônio Carlos e a também vereadora de Fortaleza, Mari Lacerda. Enquanto o ex-parlamentar tem o apoio do recém-criado Campo Popular, corrente que conta com nomes como o deputado federal Zé Airton, a senadora Augusta Brito e os deputados estaduais Missias do MST e Guilherme Sampaio, a vereadora é apoiada por Luizianne.
Ao OPINIÃO CE, o governador Elmano de Freitas, destacou que vê como natural a disputa interna pela Presidência dos Diretórios do PT no Estado. Uma das lideranças da legenda, o chefe do Executivo cearense ressaltou que o momento é de debate e diálogo. Questionado se acredita em um consenso entre as correntes, para que apenas uma chapa única seja apresentada, Elmano afirmou que unidade “sempre teve” dentro do PT, mas que ainda será discutida a possibilidade de uma única candidatura. “É saber se vamos ter chapa única ou não. Mas esse é o processo natural do PT”, frisou.