A nomeação do produtor cultural e ex-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Técio Nunes, para compor a gestão de Evandro Leitão (PT) na capital cearense repercutiu negativamente em parte da sigla à qual é filiado, o Psol. Em carta, 134 correligionários divididos em nove correntes do partido destacaram que a nomeação não os representa. Conforme o texto, não foram realizadas negociações para a ida de Técio ao Executivo. O psolista ocupa, atualmente, a presidência do Diretório Municipal e também faz parte do Diretório Estadual. Os seus correligionários defendem que o partido seja independente. “O PSOL não estará na prefeitura de Fortaleza e seguirá com sua independência”.
Ainda de acordo com as correntes, as instâncias partidárias estão “paralisadas e silenciadas, sem reunir nem debater”. Não teria sido realizado, “sequer”, o balanço do resultado das eleições municipais para a legenda. “A nomeação de Técio, portanto, não nos representa e não representa o que defendemos para o PSOL, tampouco fortalece a relação da nova gestão com o nosso partido, pelo contrário”.
“Diante desse quadro, nós, filiadas e filiados que assinamos esta carta, reafirmamos a necessidade da autonomia e independência do nosso partido e da nossa bancada na Câmara Municipal de Fortaleza diante da nova administração da prefeitura, ao passo que nos comprometemos a cerrar fileiras no combate a quaisquer ataques da extrema-direita”, comunica a carta.
Uma resolução do Diretório Nacional do Psol afirma que, em caso de um filiado ocupar um Governo por motivação individual, ele deverá se afastar dos postos que ocupa nos Diretórios do partido. A carta defende que isso ocorra com Técio. Caso semelhante já ocorreu aqui no Ceará, com a ida de Adelita Monteiro para a Secretaria Estadual da Juventude (Sejuv) do governo de Elmano de Freitas (PT).
TÉCIO NA GESTÃO EVANDRO
Na última sexta-feira (10), o psolista foi confirmado na chefia da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura (CPDrogas). O ex-prefeiturável assume a coordenadoria que tem status de Secretaria Municipal, se enquadrando, portanto, como mais um secretário de Evandro. Dentre as diretrizes da pasta, estão a ampliação da oferta de serviços à população, a expansão e o fortalecimento da prevenção contra as drogas, a capacitação profissional, a reinserção social e a construção de uma rede de intervenção intersetorial.
“A missão do órgão é coordenar a política municipal sobre drogas, construindo ações intersetoriais e articulando redes de prevenção, cuidado e reinserção social para a promoção da atenção integral a usuários, familiares e rede social implicada”, destaca a página da CPDrogas.
Técio é, agora, o segundo candidato ao Executivo municipal que assume um cargo na Prefeitura. Antes dele, o presidente do Solidariedade Ceará, George Lima, já havia sido anunciado para comandar a Secretaria Executiva Regional (SER) 2, que engloba bairros Aldeota, Meireles, Papicu e Mucuripe.
