Voltar ao topo

17 de julho de 2024

PSDB filia novos nomes para disputa das eleições em outubro

O partido foi um dos mais impactados com a saída de nomes importantes ao longo deste mês.
Foto: Rodrigo Rodrigues/Opinião CE

Compartilhar:

O PSDB realizou, nesta quarta-feira (23), o ato de filiação partidária de nomes que vão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará nas eleições de outubro próximo. Os tucanos foram um dos mais impactados com a abertura da janela partidária, no último dia 3. Na ALCE, perdeu seus dois representantes: Fernanda Pessoa para o União Brasil e Nelinho para o MDB. Na Câmara Federal, a sigla tinha apenas Danilo Forte, que também reforçou o União Brasil. No Senado, Tasso, principal articulador tucano no Ceará, já afirmou que não concorrerá mais a cargos públicos, vagando a cadeira do PSDB a partir do próximo ano.

Para continuar viável no Ceará, Chiquinho Feitosa, suplente do senador Tasso Jereissati e ex-presidente estadual do antigo DEM, recebeu a missão de reformular a agremiação. O empresário se filiou nesta semana ao partido e ficará com a presidência da agremiação a partir de abril. A mudança, conforme sinalizam as lideranças, passa pela filiação de novos quadros, como da ex-primeira dama de Fortaleza, Natália Herculano, que concorrerá à uma vaga Casa pelo PSDB.

Novos filiados

Além disso, o PSDB formalizou a filiação os deputados estaduais Gordim Araújo, que estava no Patriota; e o Delegado Diego Barreto, suplente do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB). “Temos a felicidade de compor esse novo partido representado por grandes nomes que já passaram pela política. Tenho orgulho de vir a me tornar o único deputado, hoje, da bancada do PSDB. Agora é correr atrás de mais esse mandato”, destacou Gordim Araújo. “Política é feita de homens sérios e de palavra. Outros companheiros estarão em massa nos próximos dias”, frisou Diego Barreto.

“Passamos alguns dias numa dúvida para onde seria o melhor caminho, mas foi no PSDB que vimos a autonomia para montar a chapa estadual”.

Confira os 5 novos filiados:

  1. Vianey do Vale (ex-PSD)
  2. Ferreira Aragão (ex-PDT)
  3. Gordim Araújo (deputado estadual pelo Patriota)
  4. Delegado Diego Barreto (ex-PTB)
  5. George Lima (ex-PV)

Confira a lista completa de pré-candidatos à ALCE:

  1. Gordim Araújo
  2. Delegado Diego Barreto
  3. Ferreira Aragão
  4. Jorge Pinheiro
  5. Denísio Pinheiro
  6. Emilia Pessoa
  7. Joaquim Rocha
  8. Gorete Maria do Povo
  9. Vianey do Vale
  10. George Lima

Ainda no evento realizado hoje (23), o ex-senador e atual presidente do partido Luiz Pontes, destacou a força do PSDB e projetou o crescimento do partido nas próximas eleições. A ideia é que os tucanos possam fazer ao menos dois deputados na ALCE, mesmo número das últimas eleições. “Hoje, tenho ainda mais convicção desse projeto e da importância da entrada de gente jovem e com ideias jovens. É importante sempre mesclar, discutir e colocar na mesa as grandes questões do partido”, frisou. Pontes explicou, ainda, como se dará a transição do “bastão do PSDB” para o suplente Chiquinho Feitosa.

“De acordo com o nosso estatuto, o Chiquinho deve passar um mês filiado. A data vai dar lá para 22 ou 23 de abril. Após isso, ele assume uma comissão provisória e depois de mais um mês fará o Diretório.  Importante dizer que todos terão uma participação na decisão. Vamos fazer um partido diferente. Juntos sempre seremos maiores do que divididos”.

[ Mais notícias ]