O PSDB realizou, nesta quarta-feira (23), o ato de filiação partidária de nomes que vão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará nas eleições de outubro próximo. Os tucanos foram um dos mais impactados com a abertura da janela partidária, no último dia 3. Na ALCE, perdeu seus dois representantes: Fernanda Pessoa para o União Brasil e Nelinho para o MDB. Na Câmara Federal, a sigla tinha apenas Danilo Forte, que também reforçou o União Brasil. No Senado, Tasso, principal articulador tucano no Ceará, já afirmou que não concorrerá mais a cargos públicos, vagando a cadeira do PSDB a partir do próximo ano.
Para continuar viável no Ceará, Chiquinho Feitosa, suplente do senador Tasso Jereissati e ex-presidente estadual do antigo DEM, recebeu a missão de reformular a agremiação. O empresário se filiou nesta semana ao partido e ficará com a presidência da agremiação a partir de abril. A mudança, conforme sinalizam as lideranças, passa pela filiação de novos quadros, como da ex-primeira dama de Fortaleza, Natália Herculano, que concorrerá à uma vaga Casa pelo PSDB.
Novos filiados
Além disso, o PSDB formalizou a filiação os deputados estaduais Gordim Araújo, que estava no Patriota; e o Delegado Diego Barreto, suplente do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB). “Temos a felicidade de compor esse novo partido representado por grandes nomes que já passaram pela política. Tenho orgulho de vir a me tornar o único deputado, hoje, da bancada do PSDB. Agora é correr atrás de mais esse mandato”, destacou Gordim Araújo. “Política é feita de homens sérios e de palavra. Outros companheiros estarão em massa nos próximos dias”, frisou Diego Barreto.
“Passamos alguns dias numa dúvida para onde seria o melhor caminho, mas foi no PSDB que vimos a autonomia para montar a chapa estadual”.
Confira os 5 novos filiados:
- Vianey do Vale (ex-PSD)
- Ferreira Aragão (ex-PDT)
- Gordim Araújo (deputado estadual pelo Patriota)
- Delegado Diego Barreto (ex-PTB)
- George Lima (ex-PV)
Confira a lista completa de pré-candidatos à ALCE:
- Gordim Araújo
- Delegado Diego Barreto
- Ferreira Aragão
- Jorge Pinheiro
- Denísio Pinheiro
- Emilia Pessoa
- Joaquim Rocha
- Gorete Maria do Povo
- Vianey do Vale
- George Lima
Ainda no evento realizado hoje (23), o ex-senador e atual presidente do partido Luiz Pontes, destacou a força do PSDB e projetou o crescimento do partido nas próximas eleições. A ideia é que os tucanos possam fazer ao menos dois deputados na ALCE, mesmo número das últimas eleições. “Hoje, tenho ainda mais convicção desse projeto e da importância da entrada de gente jovem e com ideias jovens. É importante sempre mesclar, discutir e colocar na mesa as grandes questões do partido”, frisou. Pontes explicou, ainda, como se dará a transição do “bastão do PSDB” para o suplente Chiquinho Feitosa.
“De acordo com o nosso estatuto, o Chiquinho deve passar um mês filiado. A data vai dar lá para 22 ou 23 de abril. Após isso, ele assume uma comissão provisória e depois de mais um mês fará o Diretório. Importante dizer que todos terão uma participação na decisão. Vamos fazer um partido diferente. Juntos sempre seremos maiores do que divididos”.