Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

PSDB e Cidadania realizam nova convenção para oficializar apoio a Roberto Cláudio

Também será confirmada a destituição do empresário Chiquinho Feitosa da presidência da federação e nomeação do senador Tasso Jereissati para comandar o novo colegiado
Domingos Filho e Roberto Cláudio. Foto: Kelly Hekally

Compartilhar:

A federação formada por PSDB e Cidadania realiza, nesta sexta-feira, 5, a partir das 12h, uma nova convenção que irá confirmar a coligação com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo Governo do Ceará. A reunião ocorre após resolução do presidente da federação nacional, Bruno Araújo, que desfez a comissão provisória realizada nesta quinta-feira, 4, que optou pela neutralidade no processo eleitoral deste ano. O novo encontro acontece no Diretório Estadual do Cidadania, em Fortaleza.

Também será confirmada a destituição do empresário Chiquinho Feitosa da presidência da federação e nomeação do senador Tasso Jereissati para comandar o novo colegiado. PSDB e Cidadania já haviam anunciado apoio à candidatura do pedetista Roberto Cláudio e do ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) como vice. No evento desta sexta-feira, a expectativa é que seja anunciada a nova composição da Comissão Provisória do PSDB-Ceará, que será presidida por Tasso Jereissati.

Confira a pauta da convenção:

  1. Deliberar sobre as medidas a serem adotadas para cumprir a decisão do dia 04 de agosto de 2022 do Colegiado Nacional da Federação quanto a candidatura majoritária;
  2. Escolha dos candidatos para os cargos proporcionais;
  3. Celebração coligações com outros partidos ou federações;
  4. Sorteio/escolha dos respectivos números para os candidatos;
  5. Demais assuntos relacionados ao pleito eleitoral de 2022.

Tumulto

A convenção realizada nesta quinta-feira foi marcada por tumulto e o rompimento entre o senador Tasso Jereissati e Chiquinho Feitosa – suplente do senador. Tasso, maior liderança tucana no Estado, já havia declarado apoio à candidatura de Roberto Cláudio. Chiquinho, no entanto, decidiu intervir. Segundo nota divulgada nas redes sociais do empresário, houve votação sobre o tema e, dos 11 membros que fazem parte do colegiado, sete teriam votado pela neutralidade da federação nas eleições majoritárias deste ano.

“Desta forma, de maneira democrática, a federação PSDB – Cidadania reafirma seu compromisso de continuar sua luta pela melhoria de vida dos cearenses”, diz o texto publicado nas redes sociais do então presidente do PSDB Ceará, Chiquinho Feitosa.

Ainda conforme o documento, o objetivo da federação seria eleger dois deputados federais e três estaduais no pleito atual, a partir da definição de candidaturas homologadas para as disputas proporcionais. Já a resolução lançada logo depois destaca uma avaliação do cenário local e a confirmação da decisão anunciada pelo senador Tasso Jereissati, nas redes sociais, no início da semana, de apoio ao PDT. O que contraria o presidente estadual da Legenda, que conduziu a aprovação da neutralidade na convenção na tarde desta quinta.

“Determinar que a federação PSDB Cidadania no estado do Ceará adote todas as providências necessárias para celebrar coligação com o Partido Democrático Trabalhista – PDT para a disputa majoritária, tendo como candidato a governador o ex-prefeito Roberto Cláudio”, diz o texto.

[ Mais notícias ]