Menu

PSD Ceará tem autonomia para forjar aliança com quem quiser, diz Domingos Filho

O presidente estadual do PSD no Ceará, Domingos Filho, afirmou, em exclusividade ao Opinião CE, que o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, liberou a Estadual para que ela decida os rumos da sigla no Estado para as eleições de 2026.

“Nacionalmente, quem lidera é Kassab. Nós, aqui [no Ceará], estamos liberados para fazer aliança com quem quiser no Estado”, ressaltou.

Domingos é secretário estadual do Desenvolvimento Econômico de Elmano de Freitas (PT) e está alinhado com o grupo governista. O PSD, com 15 prefeitos no Ceará, está como um dos maiores aliados do governo petista. Em números, está atrás apenas do PSB – além do próprio PT. Em Fortaleza, por exemplo, a vice-prefeita é Gabriella Aguiar, filha de Domingos e pessedista.

Recentemente, uma foto em que Domingos Filho está ao lado de Kassab e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é pré-candidato à Presidência, foi divulgada, o que criou boato de que o PSD poderia definir apoio a uma possível candidatura do chefe do Executivo paulista. Kassab, aliás, é secretário de Governo e Relações Institucionais de Tarcísio.

Para a corrida ao Palácio do Planalto, no entanto, o PSD estuda lançar o governador do Paraná, Ratinho Jr, como uma alternativa de oposição a Lula (PT), Domingos afirmou que, para o posicionamento da sigla no Ceará, não haverá relação direta com a posição nacional.