Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

PSB fecha apoio a Roberto Cláudio ao Governo do Ceará e Lula à Presidência

O partido é um dos principais alvos do ex-governador Camilo Santana para ampliar o arco de alianças do PT.
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

Alvo de Camilo Santana (PT) para ampliar o arco de alianças petistas no Ceará, o PSB estadual definiu, em convenção nesta quarta-feira, 27, em Fortaleza, apoiar o candidato do PDT, Roberto Cláudio, ao Governo nas eleições de outubro próximo. Em nível nacional, o partido fará palanque para Lula, já que o vice da chapa do petista é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Por conta da conjuntura política, havia uma expectativa dos aliados para que o partido apoiasse a pré-candidatura de Elmano de Freitas (PT) ao Abolição.

“O PSB Ceará segue unido e forte para trabalhar pelo povo cearense, apoiando Roberto Cláudio para o governo do estado e a chapa Lula/Alckmin nacionalmente”, concretizou o presidente estadual da sigla, deputado federal Denis Bezerra. Mais cedo, o parlamentar explicou os critérios para a escolha. “O que vale é a decisão do diretório estadual, que foi confirmada pelo nosso diretório nacional, através do nosso presidente Carlos Siqueira, que disse que a decisão era nossa. A gente está aqui para formalizar, através da convenção, o apoio irrestrito ao PDT no Estado do Ceará“, declarou.

Direção nacional

O OPINIÃO CE já havia adiantado que a decisão em apoiar Roberto Cláudio tinha aval do PSB nacional, formalizada em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 26, em Brasília, e confirmada em convenção do partido na manhã desta quarta-feira. O presidente nacional, Carlos Siqueira, já havia comunicado a decisão a Camilo Santana, que concorrerá ao Senado Federal, segundo informações do jornalista João Valadares, do Valor Econômico.

Um dos principais motivos para a negativa seria a consolidação das chapas proporcionais e o pouco tempo para refazer acordos previamente firmados. Como adiantado pelo OPINIÃO CE, Denis Bezerra, relembrou, na última semana, após decisão do PDT por Roberto Cláudio, que o partido havia decidido internamente apoiar os pedetistas independente do nome escolhido – postulava à reeleição a governadora Izolda Cela, que anunciou, nesta terça-feira, a desfiliação da sigla.

Nas redes sociais, Roberto Cláudio também comentou a decisão do partido em o apoiar. “Com muita alegria, participei da Convenção Estadual do PSB, nesta manhã, ao lado dos amigos, como o presidente estadual do partido, deputado federal Denis Bezerra, o prefeito de Fortaleza José Sarto, e o vice-prefeito Elcio Batista, e outras lideranças! Um momento de união e muita vontade de trabalhar pelo Ceará, avançando nas conquistas e para fazer o que nunca foi feito em nosso Estado.”

Vice

Sem o PSB no arco de alianças, deve ser confirmada a vice-governadoria para o MDB, de Eunício Oliveira. O cacique defende abertamente o apoio da legenda a Lula já no primeiro turno das eleições em detrimento da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB). Um dos nomes cotados para a vice no Ceará é do deputado estadual Daniel Oliveira, sobrinho de Eunício. O PT também tenta atrair o apoiod do PSDB, de Tasso Jereissati e Chiquinho Feitosa. Como adiantado pelo OPINIÃO CE na edição desta quarta-feira, 27, a retirada do nome de Janaína Farias está nas negociações entre as duas siglas.

[ Mais notícias ]