Voltar ao topo

25 de março de 2025

PSB filia deputados estaduais nesta sexta-feira (7) e se fortalece para 2026

Na ocasião, pelo menos 11 parlamentares devem chegar ao partido de Cid Gomes
Senador Cid Gomes, principal liderança do PSB no Ceará. Foto: Natinho Rodrigues/Arquivo Opinião CE

Compartilhar:

Em um momento de fortalecimento do partido, o PSB Ceará filia deputados estaduais aliados ao senador Cid Gomes (PSB) nesta sexta-feira (7). Os parlamentares foram eleitos em 2022 pelo PDT e deixam a sigla após o rompimento histórico de parte da legenda com o grupo governista. Após conseguirem carta de anuência do Diretório Estadual – no momento presidido por Cid -, os legisladores conseguiram a vitória na Justiça Eleitoral, permitindo a desfiliação sem a perda do mandato. Pelo menos 11 deputados – entre titulares e suplentes – devem se filiar ao partido de Cid

O momento ocorre no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a partir das 9h. Além de Cid, também estarão presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

No ato de filiação, devem migrar de sigla os seguintes deputados estaduais:

  • Antônio Granja (suplente em exercício);
  • Guilherme Bismarck (suplente em exercício);
  • Guilherme Landim;
  • Jeová Mota;
  • Lia Gomes (licenciada)
  • Marcos Sobreira;
  • Osmar Baquit (licenciado);
  • Romeu Aldigueri;
  • Salmito Filho;
  • Sérgio Aguiar;
  • Tin Gomes (suplente em exercício).

A lista oficial somente será divulgada no evento. Caso esses parlamentares sejam confirmados, o PSB ficaria com a maior bancada da Assembleia, empatado com a Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV -, com nove deputados em exercício.

Oriel Nunes Filho, deputado estadual que se licenciou para assumir a Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), afirmou ao OPINIÃO CE no último sábado (1º) que ainda não se filiará ao PSB. Ele deve se reunir com o seu grupo político para definir para qual partido vai seguir. Outro nome da base que não migra ao PSB é o de Bruno Pedrosa, primeiro suplente da bancada e que assumiu a titularidade com a renúncia de Evandro Leitão (PT) – eleito pelo PDT – para assumir a Prefeitura de Fortaleza. Nesta quinta, o parlamentar confirmou a permanência no PDT.

Para 2026, a expectativa é de que o PSB apoie a reeleição de Elmano de Freitas, como pontuou Cid recentemente ao destacar que não será candidato ao Governo, apesar de lideranças locais apoiarem um possível lançamento de chapa liderada pelo PSB para o Executivo estadual. Para deputados estaduais e federais, o partido deve contar com chapas fortes aos dois Legislativos.

No nível federal, a expectativa é de que alguns deputados cearenses do PDT migrem à sigla em 2026, na janela partidária. Dentre os nomes, os mais cotados são o de Idilvan Alencar e de Robério Monteiro, este último, tido como certo. Ainda não há indicativo, no entanto, para as filiações de Mauro Filho e Eduardo Bismarck. Mauro ainda possui ligação com o ex-ministro Ciro Gomes, e Bismarck pode migrar para o Podemos, partido presidido no Ceará pelo seu pai, Bismarck Maia. No final de 2024, o partido já havia filiado Júnior Mano, um dos grandes vitoriosos das eleições municipais do ano passado, com 41 prefeitos aliados eleitos.

ELMANO COMEMORA

Nesta quinta-feira (6), o governador Elmano confirmou sua presença no evento e comemorou a chegada dos seus aliados ao PSB. “Irei participar [do evento], considero importante. Está vindo o vice-presidente da República, é até um gesto, da minha parte, de consideração ao vice-presidente e ao senador Cid”, disse.

Sobre o ex-governador, Elmano disse que o tem como um “parceiro”. “Uma pessoa que, em decisões importantes, se eu puder, vou sempre pedir opiniões dele”, afirmou. O petista ressaltou, acerca da liderança do PSB, “a capacidade dele de conhecimento do estado, o que ele já fez pelo Ceará, o que ele faz como senador e o que ele ajuda a pensar no desenvolvimento econômico”. “Nosso projeto, efetivamente, é muito importante com a participação do senador Cid”, completou.

[ Mais notícias ]