O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Ceará realizará ato de filiação de deputados estaduais no próximo dia 7 de fevereiro, às 9h, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa (Alece). Na ocasião, ingressarão no partido deputados estaduais que estavam filiados ao PDT, mas que conseguiram na Justiça a liberação para deixarem a sigla sem o risco de perda dos mandatos.
Na terça-feira da semana passada (14), o senador Cid Gomes, líder do PSB no Senado Federal e vice-presidente estadual da sigla, anunciou a filiação de todos os deputados estaduais que entraram com ação na Justiça pedindo desfiliação do partido por perseguição política.
“Vamos filiar no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), para não atrapalhar compromissos dos companheiros. O [novo presidente da casa], Romeu Aldigueri, e os demais parlamentares assinarão fichas conjuntamente”, explicou o senador na época.
Cid Gomes também informou que devem se filiar ao PSB os deputados estaduais Romeu Aldigueri, Salmito Filho, Guilherme Bismarck, Guilherme Landim, Sérgio Aguiar, Lia Gomes, Antônio Granja, Marcos Sobreira, Jeová Mota, Tin Gomes e Bruno Pedrosa. O PDT, que atualmente tem uma bancada de 14 deputados, deve ficar com apenas quatro, no caso, os parlamentares Queiroz Filho, Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Lucenildo Frota.
DEPUTADOS FEDERAIS
Também na semana passada, precisamente na última quinta-feira (16), Cid Gomes informou que, pelo menos, mais seis nomes filiados ao PDT, entre deputados federais, titulares e suplentes, devem migrar para o PSB. Os parlamentares, no entanto, ainda não podem deixar o PDT, pois não conseguiram na Justiça Eleitoral a desfiliação do partido sem a perda do mandato.
Entre os federais, estão Idilvan Alencar, atual secretário da Educação de Fortaleza; Robério Monteiro, Mauro Filho, Leônidas Cristino (suplente em exercício) e o ex-deputado federal Arnon Bezerra, único que não possui obstrução da Justiça Eleitoral para a filiação. Outro nome que está em exercício na bancada federal é o de enfermeira Ana Paula. Filiada ao PDT até a janela partidária do ano passado, enquanto vereadora, ela migrou para o PSB em um primeiro momento, porém deixou o partido em agosto do ano passado.
SERVIÇO:
Ato de filiação de deputados estaduais ao PSB
Data: 07/02/2025
Hora: 9h
Local: Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.