Voltar ao topo

25 de março de 2025

Proteção aos Manguezais: programação promove limpeza do bioma e palestras

O Ceará possui uma área de 17.614,67 hectares com a presença do bioma, contemplando 22 municípios costeiros do Estado
Área de manguezal na região da Sabiaguaba, em Fortaleza. Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo

Compartilhar:

A Semana Estadual de Proteção aos Manguezais, instituída pela lei 16.996 de 2019, ocorre a partir desta quinta-feira (25) e se estende até domingo (28). O evento será aberto oficialmente nesta sexta-feira (26), com palestras temáticas e uma roda de conversa no Auditório Professora Maria Áurea Bessa, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sendo o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei que estabelece uma programação semanal para promover a proteção aos manguezais, o Ceará possui uma área de 17,6 mil hectares com a presença do bioma, contemplando 22 municípios costeiros do Estado.

A programação é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Ecomuseu Natural do Mangue, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a Associação de Nativos, Moradores e Amigos da Sabiaguaba (ANMAS), e o Ecomangue, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus Acaraú.

A coordenadora do Ecomuseu Natural do Mangue, Fabiana Pinho, ressalta a importância da lei estadual que instaurou a Semana de Proteção aos Manguezais. Ela afirma que a mobilização é uma oportunidade para promover a educação ambiental, o engajamento comunitário, o ecoturismo sustentável, além de realizar capacitações técnicas e fortalecer políticas públicas. Fabiana também cita a integração entre diversos setores da sociedade, como Governo, academia, sociedade e setor privado em prol do bioma,

“A Lei Estadual 16996/2019 é uma iniciativa estratégica para promover a preservação desses ecossistemas vitais. Ela fortalece a educação ambiental, o engajamento comunitário e a formulação de políticas públicas sustentáveis, colocando o Ceará como um exemplo de compromisso com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável”, destaca a coordenadora, em entrevista ao OPINIÃO CE.

Com a limpeza do mangue e exposição itinerante em parceria com a S.O.S Mata Atlântica, a programação inicia nesta quinta-feira (25), na Praça Alberto de Sousa, localizada na Barra do Ceará. Já na sexta-feira (26), os participantes participam de debates sobre o ecossistema manguezal, sua restauração e os impactos que o mesmo sofre em eventos de incêndios florestais, no Auditório Professora Maria Áurea Bessa, na UECE. A programação do final de semana se concentra no Parque Estadual do Cocó, com observação de aves, no sábado (27), e passeio de barco e roda de conversa, no domingo (28).

MANGUEZAIS NO CEARÁ

Os manguezais no Ceará correspondem a 1,74% da área do bioma no Brasil. Entre as Unidades de Conservação que possuem áreas de Manguezal estão a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú, Parque Estadual Botânico do Ceará e o Parque Estadual do Cocó.

Arte: OPINIÃO DATA

A titular da Sema, Vilma Freire, destaca as principais ameaças aos manguezais, como desmatamentos para a agricultura, pecuária e construção civil, além dos impactos do aquecimento global, que eleva o nível do mar e pode inundar as áreas de manguezais. Outro problema citado é a poluição por esgoto, lixo e produtos químicos. “O bioma tem mais capacidade de armazenar carbono no solo e também fazer o sequestro desses gases da atmosfera dos que as florestas terrestres”, explica.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

O Instituto Centec, em parceria com a Ecomuseu do Mangue e o IFCE de Acaraú, está organizando um curso de formação continuada para professores da rede pública, tendo como foco a preservação e a defesa dos manguezais no Ceará. Acrísio Sena, diretor-presidente do Centec e autor da lei de que criou a Semana Estadual de Proteção aos Manguezais, ressalta a importância da iniciativa. “Vamos capacitar educadores para abordar de forma transversal a conservação dos manguezais. A experiência piloto desse curso será implementada nas cidades de Fortim, Fortaleza e Acaraú”, informou o diretor.

Confira a programação completa:

Quinta-feira- 25/07

  • Limpeza no Mangue na Praça Alberto de Sousa – 8h às 11h

Sexta-feira- 26/07

Palestras- Auditório Professora Maria Áurea Bessa (UECE)

  • 9h: Abertura da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais;
  • 9h30: Palestra com o Prof. Dr. Luís Ernesto (UFC/Cientista Chefe) sobre “Restauração de Manguezais”;
  • 10h30: Palestra com o Coordenador Estadual do Prevfogo, Kurtis Francis (IBAMA) sobre “Incêndios Subterrâneos no Mangue”;
  • 11h10: Roda de conversa: Mangue e comunidade.

Sábado- 27/07

  • 7h: Vem Passarinhar- Sede Parque Estadual do Cocó – Av. Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó, Fortaleza – CE

Domingo- 28/07

  • 8h- Passei de barco e roda de conversa- Sede Parque Estadual do Cocó
  • Av. Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó, Fortaleza – CE

[ Mais notícias ]