Voltar ao topo

7 de setembro de 2024

Projetos em homenagem à vereadora Yanny são apresentados na Assembleia

Os deputados Marcos Sobreira e Lia Gomes apresentaram projeto que denomina de Edifício Vereadora Yanny Brena Alencar Araujo o anexo da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhar:

Nesta quarta-feira, 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) usaram o tempo de sessão para prestar homenagens e repercutir a morte da vereadora Yanny Brena, de 26 anos. Ela e o namorado, Rickson Pinto, 27, foram encontrados mortos em um imóvel no Cariri, na última semana. A morte da vereadora é investigada pela polícia como feminicídio seguido de suicídio.

Em memória da ex-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, no Cariri, o deputado Marcos Sobreira (PDT) apresentou um projeto de lei que denomina de Edifício Vereadora Yanny Brena Alencar Araujo o anexo da Procuradoria Especial da Mulher da Alece (PEM). O deputado destaca que era um desejo da vereadora a instalação de uma Procuradoria da Mulher na sede do Legislativo municipal de Juazeiro.

“Em março, para lembrar o Dia Internacional da Mulher, especialmente no dia 8 de março de 2023, seria o mês da implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, como planejava a presidente da Casa, que faleceu antes que esse sonho fosse realizado”.

Projeto semelhante foi apresentado pela deputada Lia Gomes (PDT), que também pede a titulação ao prédio do Anexo IV da Alece. “A morte precoce e abrupta da jovem de presente próspero e futuro promissor causou consternação em toda sociedade cearense, reforçando a importância de inserir seu nome em prédio e/ou equipamento público, reafirmando a necessidade de promover políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, escreveu a parlamentar na justificativa do projeto.

CASO

A vereadora foi encontrada morta em casa, ao lado do namorado, na última sexta-feira, 3, em Juazeiro do Norte. A principal linha de investigação da polícia é de feminicídio seguido de suicídio. Na noite desta segunda-feira, 6, a polícia revelou que a causa da morte da vereadora e do namorado, Rickson Pinto, foi asfixia, conforme exames da Perícia Forense (Pefoce).

De acordo com as investigações, Yanny sofreu ferimentos no pescoço, no abdômen e também teve unhas quebradas. As marcas achadas no corpo da vereadora indicam que houve luta corporal. Além disso, um cabo do aparelho de TV teria sido utilizado no crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte. Mais de 20 pessoas foram ouvidas.

Yanne era médica, presidente da Câmara de Vereadores. Rickson se intitulava como atleta de vaquejada, mas não possuía uma ocupação fixa.

O enterro da jovem aconteceu no sábado, 4, e foi marcado pela comoção de familiares e amigos. O deputado federal Yury do Paredão (PL), irmão da vereadora, participou do enterro, mas não falou com a equipe. Yanne foi sepultada no Cemitério Parque Anjo da Guarda. Antes, houve uma celebração religiosa. No momento em que o corpo era enterrado, foram jogadas pétalas de rosas de um helicóptero. O enterro de Rickson também aconteceu no Cariri.

Segundo a SSPDS, o homem possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo. Em nota, a pasta disse que equipes da PC, da Polícia Militar e da Perícia Forense do Ceará foram acionadas e realizaram os primeiros levantamentos no local. 

[ Mais notícias ]