Neste primeiro momento, pasta estadual centra forças na formação e coletagem de informações do cadastro das entidades representativas dos pescadores
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

O projeto FortPesca, voltado a pescadores e pescadoras do Ceará, foi lançado nesta quarta-feira, 4, durante o Seminário Estadual de Fortalecimento da Renda e Trabalho para a Pesca Artesanal. A ação é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará.
No encontro, que contou com a presença da secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho, do secretário executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte e do secretário de planejamento interno da SDA, Taumaturgo Júnior, foi destacado ainda o processo de cadastro para o acesso e recebimento dos kits de pesca. O projeto está previsto de acordo com a lei Nº 17.603, 3 de agosto de 2021.
Neste primeiro momento, a pasta centra forças na formação e coletagem de informações do cadastro das entidades representativas dos pescadores e a formação de banco de dados quanto à produção e comercialização. Comporão os kits itens como tubos de linha, chumbanda, bóias pequenas, panagem, camisa uva, colete salva vidas, chumbo, anzol, freezers, mesa em inox e outras peças em composições com foco em entidades e pescadores marítimos e continentais.
Durante o encontro, que contou com a presença da secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho, do secretário executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte e do secretário de planejamento interno da SDA, Taumaturgo Júnior, foi destacado ainda o processo de cadastro para o acesso e recebimento dos kits de pesca.
“Esta é uma demanda antiga que a SDA tinha há anos, e foi regulamentada no ano passado por uma mensagem de lei enviada pelo governador Camilo Santana”, destacou o secretário Thiago Sá Ponte. O gestor prevê concomitantemente a relevância do cadastro dos pescadores para futuras políticas públicas dentro de um cenário real no Ceará. Interessados em participar do projeto FortPesca devem cadastrar sua demanda por meio do sistema no site da SDA.