Voltar ao topo

28 de abril de 2025

Projeto quer proibir abertura de novos concursos públicos enquanto houver aprovados para mesma vaga

A medida, de autoria do deputado Cláudio Pinho (PDT), seria exercida apenas para editais nos âmbitos de administração direta ou indireta do Estado do Ceará
Deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), durante sessão na Alece. Foto: Junior Pio/Alece

Compartilhar:

Projeto de Lei (PL) no Ceará quer a proibição da abertura de novos concursos públicos enquanto houver aprovados ainda não convocados para a mesma vaga. De autoria do deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), o PL 1001/23 quer, ainda, proibir a eliminação de candidatos aprovados classificados fora do número de cargos providos para determinada vaga. A matéria começou a tramitar na sessão desta quarta-feira (4).

Como prossegue a matéria, tais candidatos serão considerados como pertencentes ao cadastro de remanescentes.

A medida pretende também alcançar outras medidas relacionadas à realização e ao chamamento de vagas de concursos públicos. Segundo o projeto, todos os editais de concursos públicos de provas ou de provas e títulos nos âmbitos de administração direta ou indireta do Estado do Ceará tem que especificar o número de cargos a serem providos

Além disso, o parlamentar pretende fazer com que a passagem de fase em um mesmo concurso público dependa exclusivamente do alcance de uma nota previamente fixada no edital, “sem qualquer outra cláusula de barreira”. Já conforme a última disposição, os candidatos aprovados devem ser nomeados no prazo de validade do concurso.

Após a leitura no Plenário, o projeto seguiu para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e comissões técnicas de mérito. Após passar pelas comissões, a matéria retorna ao Plenário.

[ Mais notícias ]