Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Projeto que torna Morada Nova a Capital Nacional do Vaqueiro é pauta de terça, 31, na Câmara

Reprodução/EBC

Compartilhar:

Está na pauta desta semana, na Câmara dos Deputados, um requerimento de pedido de urgência na tramitação do PL 919/2022, que torna Morada Nova, no interior do Estado, a Capital Nacional do Vaqueiro. O projeto, de autoria de AJ Albuquerque (PP-CE), destaca o “simbolismo histórico e importância desta atividade no município que remonta ao início da colonização do Ceará”.

“Para se ter uma ideia, o escritor José de Alencar, em 1874, fez o primeiro registro de informação sobre a atividade típica do vaqueiro, a vaquejada, uma tal “puxada de rabo de boi” que já existia no Ceará”, ressalta o deputado na justificativa da proposta.

O parlamentar também cita que Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Nova (AVCMN) diz que a primeira vaquejada oficial do mundo aconteceu em Morada Nova no dia 13 de junho de 1943. Na ocasião, 37 vaqueiros e criadores se reuniram e fundaram a entidade, com o intuito de congregar as pessoas que se identificavam com a cultura vaqueira.

Outro fator mencionado por AJ é a criação de várias instituições ligadas à prática no município, como o Museu do Vaqueiro.

[ Mais notícias ]