Começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de lei que solicita a implantação de equipamentos semafóricos com funcionamento à base de energia solar na Capital cearense. A proposta é do vereador Pedro França (Cidadania). Segundo o parlamentar, o objetivo é valorizar as fontes de produção de energia limpa, além de gerar economia aos cofres públicos do município e aos contribuintes. Apesar disso, a utilização do modelo dependerá de comprovação da existência de condições técnicas e de viabilidade econômica.
De acordo com o projeto, os equipamentos devem ser providos de células fotovoltaicas, dispositivo que utiliza a conversão de energia solar em energia elétrica, que será armazenada em baterias próprias para essa finalidade.
“Os semáforos de Fortaleza poderão funcionar por meio da energia solar. O presente projeto autoriza a Prefeitura a implantar na rede semafórica o sistema de fornecimento de energia elétrica gerada a partir dos raios solares. A energia solar fotovoltaica é uma energia de fonte renovável e constante, não traz danos ao meio ambiente, pois não depende de uma grande área de instalação, e seus resíduos são eliminados para que evitem a poluição ambiental evitando o desmatamento e outros impactos negativos”, disse.
A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando a apreciação do colegiado. Se receber parecer favorável, o projeto retorna ao Plenário da CMFOR para ser votado pelos demais vereadores.