Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Projeto na Assembleia Legislativa quer instituir Rota da Fruticultura no Ceará

Compartilhar:

Um projeto de lei de autoria do deputado Nelinho (PSDB), com coautoria de Fernanda Pessoa (PSDB), busca estabelecer a interligação dos polos produtivos da fruticultura do Ceará para facilitar diagnósticos hídricos, energéticos, de escoamento da produção em rodovias, aeroportos, ferrovias e portos. O projeto deve ser apreciado neste ano, na Assembleia Legislativa do Ceará, que retoma do recesso parlamentar no início de fevereiro. O objetivo da proposta é ampliar a capacidade de beneficiamento e promover o ecoturismo entre os polos produtivos de frutas do Estado.

Conforme a proposta, o Ceará possui cerca de 90 mil hectares irrigados, dos quais 40 mil hectares de frutas, significando um aproveitamento de 43% da área potencial, calculada em torno de 200 mil hectares. “A fruticultura irrigada cearense, de alta tecnologia, detém os números mais expressivos da agricultura local, tornando o Estado um grande exportador brasileiro de frutas frescas e sucos de frutas“, destaca o autor do projeto.

Cenário

O Ceará está organizado em seis polos de produção irrigada: Ibiapaba, Baixo Acaraú, Curu/Metropolitano, Baixo Jaguaribe, Centro-Sul e Cariri. O setor possui cerca de 45 mil hectares em produção, abrangendo 64 dos 184 municípios cearenses. “A atividade de fruticultura se destaca por elevada taxa de crescimento e incremento substancial, dentre todas as atividades desenvolvidas no Estado”, aponta Nelinho, acrescentando que a proposta objetiva a troca de experiências entre os produtores para o aprimoramento de novas habilidades.

“Essa proposição tem como foco a interligação dos polos produtivos para troca de conhecimento e tecnologias no sentido de maximizar iniciativas que melhorem as habilidades das empresas de produzir, seja mediante inovações de processos e de melhorias estruturais, seja por intermédio de inovações de produto, como diferenciação na produção”, pontua Nelinho.

[ Mais notícias ]