Com objetivo de desenvolver o hábito da leitura ainda na educação básica, o projeto Territórios da Leitura inaugura uma nova biblioteca na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Elza Goesch, no município de Forquilha. A partir da próxima segunda-feira, 13, a instituição contará com uma biblioteca revitalizada e acervos ampliados, além de receber oficinas para estudantes e educadores.
Nos dias 9 e 10 de março, o programa inaugurou outras novas bibliotecas em sete escolas municipais de Maracanaú. Com essas reformas, o Territórios da Leitura estima beneficiar cerca de 5.440 crianças do ensino infantil, fundamental e médio.
A biblioteca escolar é considerada uma das principais portas de entrada ao mundo da leitura para as crianças e os adolescentes brasileiros, no entanto, somente 36% das escolas brasileiras possuem bibliotecas, segundo o Censo Escolar de 2019.
“A leitura é fundamental para o indivíduo se compreender, compreender o próximo e o mundo. Por isso, o Territórios da Leitura trabalha para que o livro e a leitura façam parte do cotidiano de escolas públicas, tendo a biblioteca escolar como âncora e como um ponto de cultura, conhecimento e encontro”, enfatiza Emídio Sanderson, idealizador e diretor do Territórios da Leitura.
REALIZAÇÃO
Realizado pela Invento Produções Culturais e Ministério da Cultura (Minc) – via Lei Federal de Incentivo à Cultura -, já em sua terceira edição, o projeto revitaliza as bibliotecas de escolas públicas da educação básica, levando novas cores, mobiliários, equipamentos eletrônicos e jogos educativos, além de doar mais de 200 novos livros para cada biblioteca.
Além disso, também são oferecidas oficinas literárias, contação de histórias para estudantes e atividades formativas para educadores das instituições. Entre 2020 e 2021, por meio do projeto, cinco bibliotecas de escolas municipais de Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú e Maranguape foram reinauguradas.
Nesta edição, o Territórios da Leitura tem como patrocinadoras as empresas Gerdau, Lunelli, Marisol, Sumitomo e Cagece; e parceria da BG Soluções Sociais, da Secretaria de Educação de Maracanaú e do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento.