O Governo do Ceará lança, nesta segunda-feira (5), o Projeto Qualificar +, que busca promover a inclusão sociodigital e inserção produtiva, tendo em vista a criação de emprego e renda. A iniciativa, que é realizada pela Secretaria do Trabalho em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), contemplará ações de qualificação profissional nas 14 regiões do Estado do Ceará. A inauguração acontece no Instituto de Defesa da Cidadania Social (ACFLOR), às 15h.
A expectativa do projeto é atender, até o final de 2025, mais de 16 mil trabalhadores em 800 turmas, com formações divididas em quatro eixos educacionais: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial e Hospitalidade.
PROJETO
O Qualificar+ nasceu com o objetivo de ofertar cursos para promover a inclusão sociodigital e inserção produtiva com foco no emprego e renda, atendendo 4 (quatro) eixos educacionais. Os cursos acontecerão nas instalações de associações, sindicatos, cooperativas, organizações sociais, espaços religiosos, escolas de rede pública e privada, espaços da iniciativa privada e na rede de ensino, ciência e pesquisa do Centec através dos CVTs, CVTECs e FATECs, dando atenção especial aos grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negro, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Conforme o Centec, o investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado, já que um mercado de trabalho mais inclusivo e qualificado resultará em maior produtividade, inovação e prosperidade. Para atingir tais objetivos, a estratégia abrange as 14 Regiões de Planejamento do Estado do Ceará para promover a inclusão social-digital e a inserção produtiva de grupos historicamente marginalizados.
Serviço
Lançamento do Projeto Qualificar+
- Data: 5/8/2024 (segunda-feira)
- Horário: 15h
- Local: no Instituto de Defesa da Cidadania Social (ACFLOR)
- Rua Luiz Guimarães, 642 – Floresta