A partir desta terça-feira, 28, até o dia 20 de abril, espetáculos de teatro, dança, música e performance e oficinas vão marcar a programação do Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú. As atividades são parte do projeto Ocupação Teatro Dorian Sampaio, o qual visa promover a revitalização do espaço com ações de difusão, com foco na formação de plateia. Com acesso gratuito, a programação artística acontecerá nas quintas-feiras, dias 30 de março, 13 e 20 de abril, sendo voltada especialmente para alunos de escolas públicas municipais, mas será aberta também ao público em geral. As oficinas vão acontecer nos dias 28 e 29 de março e de 10 a 12 de abril.
Na programação artísticas do projeto estão Grupo Garajal, Núcleo de Dança Jane Santos, Coletivo Bota o Teu, Ballet Raquel Pinheiro, Trupe Sorriso, Grupo Desequilibradoz e Grupo Marimbas de Maracanaú. O projeto também leva ao palco do Teatro Dorian Sampaio a multiartista Nazaré Rocha (Itapajé), Arreios Cia. De Dança (Trairi) e CorpoMudança, companhia de dança do Instituto Katiana Pena (Fortaleza).
Nas oficinas, serão realizadas ações formativas conduzidas por profissionais da área. A primeira, que será realizada nesta segunda e terça-feira, 29, será conduzida por Nazaré Rocha (multiartista, pedagoga e graduada em artes visuais). “Criação de Narrativas e Oralidades – Contação de Histórias” é destinada a profissionais da educação, monitores de arte, educadores sociais, entre outros profissionais interessados. Também será realizada, nos dias 10, 11 e 12 de abril, a oficina “Elaboração de Projetos Culturais”, ministrada por Clébio Viriato (diretor, produtor e gestor cultural, pós-graduado em Gestão de Produtos e Serviços Culturais).
A ideia da oficina de Nazaré Rocha é desenvolver um processo de criação a partir de narrativas de contos e mitos afro-indígenas, promovendo a construção de um espaço de experimentação, investigação do uso da palavra em cena, utilizando jogos corporais, cantigas, danças e ancestralidades. Já na oficina “Elaboração de Projetos Culturais”, Clébio Viriato vai abordar os processos, fases e etapas pertinentes à Elaboração de Projetos Culturais com foco nos Editais Públicos destinados ao campo da Cultura. As duas oficinas vão acontecer das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
“O projeto de Ocupação do Teatro Dorian Sampaio foi pensado nessa perspectiva de ocupar e de se sentir parte deste teatro, tanto a classe artística de Maracanaú como os artistas do estado do Ceará também a comunidade local”, diz a artista Gerlídia Tavares, idealizadora, diretora e proponente do projeto.
“A ideia é que as pessoas de Maracanaú tenham o Teatro Dorian Sampaio como um espaço difusor de múltiplas funções culturais, que vai enriquecer ainda mais a cultura, não só do município como de todo o Estado do Ceará”, continua.
O TEATRO
Fundado há 18 anos, o Dorian Sampaio é hoje um dos teatros mais bem estruturados da Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade para 380 pessoas na plateia. O projeto de ocupação visa consolidar o Teatro Dorian Sampaio como espaço de referência para experimentação artística no âmbito da cultura de Maracanaú e Região Metropolitana.