Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Projeto de Lei concede Título de Cidadã Cearense à cantora Solange Almeida

Proposta reconhece contribuição artística da cantora ao Ceará e sua atuação como embaixadora da cultura cearense
Foto: Reprodução/Instagram/@solangealmeida

Compartilhar:

A cantora e compositora Solange Almeida poderá receber o Título de Cidadã Cearense, concedida pela Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto de lei com a medida começou a tramitar na Casa nesta terça-feira, 19. Solange esteve por mais de duas décadas à frente da banda Aviões do Forró e, atualmente, segue em uma consolidada carreira solo. O PL 946/23 é de autoria do deputado De Assis Diniz (PT) e foi lido em Plenário. Agora, o projeto será analisado nas comissões e, se aprovado, encaminhado para votação.

Na justificativa, De Assis ressalta a contribuição artística de Solange Almeida para a cultura do Ceará. Ela, que é natural da cidade baiana de Alagoinhas, conquistou o povo cearense e se tornou uma figura de destaque na cultura e na música nordestina.

“Como vocalista da banda de forró Aviões do Forró, ela participou ativamente do movimento de popularização do forró eletrônico no Estado e em todo o Nordeste brasileiro. Suas performances energéticas e carismáticas nos palcos cearenses ajudaram a disseminar a música cearense para um público mais amplo, contribuindo para o reconhecimento e a valorização da cultura local”.

O parlamentar ressaltou, também, o fato de Solange escolher o Ceará para viver e criar sua família, além do seu envolvimento em projetos sociais e beneficentes no Estado, evidenciando seu comprometimento com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento da cultura cearense. “Após sua saída do Aviões do Forró, ela continuou representando o Estado em suas apresentações, levando a música e a alegria cearense para todo o Brasil. Sua atuação como artista solo foi marcada por sucessos e parcerias com outros artistas cearenses, fortalecendo ainda mais os laços entre a cantora e o Estado”.

“Conceder-lhe o título de cidadã cearense seria uma forma de reconhecer sua dedicação, talento e comprometimento com o Estado, além de honrar sua trajetória de sucesso e suas contribuições para o enriquecimento da música cearense. O título de cidadã seria uma maneira de expressar a gratidão e o reconhecimento do povo cearense por tudo o que Solange Almeida fez e continua fazendo pelo Estado”, frisou o parlamentar em sua justificativa.

Caso seja aprovado, o título será entregue em sessão solene do Legislativo estadual, em data a ser definida pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão.

CARREIRA

Solange Almeida Pereira nasceu em 29 de agosto de 1974, em Alagoinhas, na Bahia. Artista versátil e carismática, Solange Almeida, ou Solanja, como ficou conhecida pelos bordões na época do Aviões do Forró, é conhecida por sua potência vocal e presença de palco cativante. Sua jornada musical começou nos anos 90, quando se uniu a outros músicos talentosos para formar o grupo Cavalo de Aço. No entanto, foi em 2002 que sua carreira decolou de vez ao se tornar a vocalista da banda Aviões do Forró, que se tornou uma das bandas mais populares do gênero no Brasil. Durante sua permanência na banda, Solange conquistou fãs em todo o país com sucessos como “Blá Blá Blá”, “Se não valorizar”, “Titular Absoluta”, “Alta Estação”, entre outras canções.

Após mais de uma década de sucesso no Aviões Forró, Solange decidiu seguir carreira solo, em 2017. A transição foi marcada por desafios e incertezas, mas sua determinação e talento a levaram a alcançar patamares ainda maiores. Seu álbum de estreia, “Sentimento de Mulher”, trouxe uma mistura de estilos musicais, incluindo o forró que a consagrou, mas também passeios por outros ritmos como o sertanejo e o pop. Inclusive, por este trabalho, recebeu sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, a artista chegou a participar do quadro “Show dos Famosos”, no Domingão do Faustão, da Rede Globo, chegando a chamar atenção ao homenagear a cantora Christina Aguilera na final, além de fazer tributos para outras divas como Mariah Carey e Jennifer Lopez.

Além de sua carreira musical, Solange também se destacou como empresária, lançando sua própria marca de roupas e acessórios, a Sol da Terra. A artista nordestina é conhecida não apenas por sua voz poderosa, mas também por sua capacidade de se reinventar e de se adaptar aos novos desafios.

[ Mais notícias ]