Voltar ao topo

24 de março de 2025

Projeto de Braços Abertos vai investir na saúde básica de 20 municípios cearenses

O Ceará possui a quarta melhor cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), com 95,03%.
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Braços Abertos, que tem o objetivo organizar e planejar os processos de trabalho das unidades de saúde básicas. Com a inclusão de 20 municípios cearenses, o programa terá o investimento de R$ 11,5 milhões. O evento de lançamento ocorreu em Limoeiro do Norte, comandado pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. O governador Elmano de Freitas (PT) ressalta que a saúde básica é uma importante pasta que deve ganhar atenção. 

“É na unidade básica que o cidadão chega primeiro para ser atendido. Estamos iniciando esse trabalho de fomento e temos absoluta segurança que irá representar um aumento significativo no trabalho já realizado no Vale do Jaguaribe. Vamos de braços abertos para fazermos mais pela nossa população”, disse o gestor. 

O Ceará se destaca no cenário nacional na cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), contemplando 95,03% das regiões, tornando o Estado o quarto melhor do país. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estima que uma APS qualificada pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população. As unidades são responsáveis por manejar o risco dos usuários acompanhados, além de encaminhar, caso necessário, para a atenção ambulatorial especializada. 

Os 20 municípios que aderiram ao Projeto de Braços Abertos são Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapui, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

“Com esse Projeto, pretendemos revolucionar a saúde da região. Todas as peças do sistema de saúde são fundamentais para que esse projeto seja fortalecido. Quando vimos que não estamos conseguindo aumentar a cobertura vacinal, quando vimos algumas doenças ressurgindo, é isso que nos faz estimular para que possamos cair em campo e tentar modificar esses indicadores negativos”, comentou a titular da saúde. 

A ação, desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Umane (Associação civil sem fins lucrativos), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), tem como eixos de execução a educação permanente, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do estado

[ Mais notícias ]