Na próxima sexta-feira, 28, o Projeto Cine Ecologia disponibilizará no canal do Youtube Quitanda Soluções Criativas, cinco curtas-metragens produzido por 55 crianças e jovens do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), do Eusébio, na Grande Fortaleza. Durante os meses de abril e junho, os jovens participantes do projeto, cujo objetivo é debater questões ambientais, aprimoraram habilidades teóricas e práticas para desenvolverem suas habilidades audiovisuais com a produção destes curtas.
Durante a residência de técnicas audiovisuais, os alunos com idades entre 8 a 18 anos, aprenderam a desenvolver brinquedos ópticos e realizaram captura de imagens utilizando técnicas de Pixilation e Stop Motion (animação quadro a quadro com fotos de pessoas ou objetos). Antes da produção dos curtas, os estudantes acompanharam um seminário com três palestras sobre a história do audiovisual cearense, o mercado audiovisual e a representatividade no cinema.
Antes da exibição na internet, os 60 alunos do NAEC tiveram a oportunidade de assistir às produções durante a Mostra Cine Ecologia, realizada na biblioteca do NAEC, sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio. O encontro contou com palestras ministrados pela pedagoga Irlana Melo, sobre a questão ambiental. Essa foi a terceira edição do projeto, uma realização do Instituto BR ARTE em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município de Eusébio, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e patrocinado pela Enel.
PRODUÇÕES
Todos os curtas produzidos nesta terceira edição do projeto no Eusébio tem como tema central a preservação do meio ambiente. Veja abaixo a relação dos filmes:
- “O Ciclo do Plástico”: Aborda a jornada do plástico desde o descarte até o retorno à alimentação humana, evidenciando os impactos negativos desse ciclo vicioso.
- “A Ilha do Lixo”: Mostra uma comunidade rural que enfrenta dificuldades para irrigar suas plantações e três jovens amigos que decidem investigar o motivo da falta de água.
- “A Árvore Solitária”: Um jovem descobre uma árvore solitária em meio a uma paisagem urbana estéril e mobiliza a comunidade para criar um jardim ao redor da árvore, mostrando como pequenas ações podem transformar um ambiente.
- “A Balança da Responsabilidade”: Conta a história de uma criatura misteriosa, um “Ent” (ser híbrido entre humano e árvore), que observa uma balança natural pesando a degradação ambiental e as ações ecológicas da humanidade.
- “Ações”: João é um defensor do meio ambiente e todos os dias incentiva as pessoas a serem mais conscientes e adotarem medidas ambientais. O filme convida o público a refletir sobre suas ações e o impacto no meio ambiente.