Voltar ao topo

14 de julho de 2024

Projeto antidrogas começa nesta quarta no Interior e irá a quatro cidades

Compartilhar:

Municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Tauá e Catarina recebem até próximo dia 8 projeto Prevenção e Cuidado na CE, ação de política sobre drogas, desenvolvido pela SPS

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Onélia Santana é titular da pasta que promove o evento (Foto: Divulgação)

Os municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Tauá e Catarina recebem entre esta quarta-feira, 1º, e o próximo dia 8 o projeto “Prevenção e Cuidado na CE”, uma ação de política sobre drogas, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A ação promoverá workshops, fóruns de debates e atendimentos itinerantes pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), com ações de prevenção, orientação, apoio e cuidados para pessoas com problemas pelo uso de álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade social.

“Cada município tem um diferente realidade no que se refere à política sobre drogas. Essa ação itinerante nos permite dialogar com os atores, discutindo as peculiaridades de cada localidade”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, o projeto pretende melhorar o acesso de usuários de álcool e outras drogas aos serviços ofertados pelo Estado; estimular a formação de profissionais, estudantes e pessoas interessadas com a temática; e fortalecer a integração com os municípios.

“A proposta é ampliar os serviços voltados às políticas sobre drogas no interior, aproximando e viabilizando o acesso a essa temática pela comunidade, além de capacitar gestores públicos e profissionais da área para atuarmos juntos”, explica a secretária-executiva de Política sobre Drogas, Rejane Sales.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Nesta quarta, o Prevenção e Cuidado na CE será desenvolvido em Quixeré – nesta quinta-feira, 2, será em Limoeiro do Norte. No dia 7, as ações chegam a Tauá, e, no dia 8, a Catarina. A programação é semelhante nos quatro municípios.

Pela manhã, a partir das 8 horas, será promovido o Workshop Política sobre Drogas, voltado para profissionais das secretarias municipais e demais atores sociais interessados no tema. À tarde, às 14 horas, prefeitos, secretários e técnicos municipais se reúnem no Fórum Social de Políticas sobre Drogas, com representantes de classe e da juventude, iniciativa privada, empreendedores e trabalhadores.

Por meio de uma Unidade Móvel, equipada com consultório climatizado, a equipe multiprofissional do CRD fica localizada em uma área estratégica do município buscando um maior fluxo de pessoas para assim direcionar as ações à população.

[ Mais notícias ]