Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Projeção é entregar reforma do Presidente Vargas em abril deste ano

Compartilhar:

Entre outras melhorias, teto da praça esportiva está sendo concluído. Traves e redes têm previsão de serem instaladas ainda esta semana, afirma gestão

David Mota
Especial para OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Em julho de 2021, começaram obras de requalificação do estádio (Foto: Natinho Rodrigues)

Na tarde desta terça-feira, 15, foi realizada uma visita para inspeção do novo gramado do estádio Presidente Vargas (PV). O evento contou com a presença do prefeito José Sarto, do secretário do Esporte e Lazer, Ozires Pontes, do secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, e de dirigentes dos clubes da capital cearense.

Além da revitalização completa no gramado, também já foram concluídas as obras de drenagem e irrigação, além da demarcação do campo. O teto da praça esportiva está sendo concluído e as traves e redes possuem previsão de serem instaladas ainda esta semana.

O estádio agora conta com mais de 8 mil m² do novo gramado Bermuda Celebration, que envolve toda a parte externa do gramado, além dos vestiários e atende aos padrões Fifa, com uma qualidade superior ao utilizado anteriormente.

Com essas partes já concluídas, o que ainda falta são algumas obras internas no estádio, como iluminação, melhorias nas estruturas metálicas da cobertura, modernização da rede elétrica, pinturas, além da substituição dos revestimentos de cerâmica nos vestiários, banheiros e lanchonetes.

O valor do investimento no gramado foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões, com o total chegando em cerca de R$ 10 milhões. As intervenções seguem até abril deste ano, onde serão concluídas as obras e a praça esportiva poderá ser entregue oficialmente para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).

Após a conclusão das obras, a Secel buscará os laudos liberativos dos órgãos competentes: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e Vigilância Sanitária. O processo de análises deve durar cerca de 15 dias úteis, e após o atestado das boas condições e funcionamento correto do sistema operacional do estádio, o PV poderá voltar a receber jogos oficiais de futebol.

A data de previsão para a entrega oficial do estádio é no aniversário da cidade de Fortaleza, dia 13 de abril. O estádio não recebe jogos oficiais há mais de 2 anos, a última partida aconteceu no dia 15 de março de 2020, entre Pacajus e Ferroviário, pelo Campeonato Cearense.

Em abril de 2020, o PV se tornou hospital de campanha para atendimento às vítimas do covid-19, que durou até o primeiro semestre de 2021. No mês de julho, começaram as obras de requalificação do estádio. Com os clubes cearenses disputando vários campeonatos nacionais, e até internacionais, neste ano.

O famoso palco do futebol cearense vai ser bastante bem vindo para facilitar a logísticas dos clubes que têm somente a Arena Castelão, no momento, para mandarem as suas partidas. O prefeito José Sarto valorizou a história do estádio e falou sobre os frutos que essa modernização do PV pode trazer para a população.

“Quando eu era criança, essa era a praça esportiva, antes mesmo da Arena Castelão. Tenho muitas lembranças. Toda a história do futebol cearense passa por aqui. Até o aniversário de Fortaleza devemos devolver o estádio para o público cearense. O estado do Ceará é privilegiado. Imagina quando a política da Areninha começar a dar frutos, com os talentos garimpados dos garotos em mais de 100 areninhas. Um celeiro que nenhum outro estado tem. É importante falar sobre os nossos dois times que estão há 4 anos na Série A, nenhum outro estado da região Norte e Nordeste possui isso”, salientou.

DIRIGENTES DE CLUBES
Os presidentes de Atlético, Ceará, Ferroviário e Fortaleza também falaram sobre a importância do estádio Presidente Vargas para o futebol e para o público cearense. Os mandatários Robinson de Castro e Marcelo Paz, de Ceará e Fortaleza, respectivamente, lembraram de momentos importantes no PV e ficaram bastante felizes com a volta de um dos palcos mais importantes do estado e em alto nível, assim como os dois clubes cearenses que estão na Série A do Campeonato Brasileiro.

O presidente do Ferroviário, Newton Pereira Filho, afirmou que o estádio será a principal casa da equipe durante a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. “Eu estava com muita saudades do PV, que será o principal palco do Ferroviário na Série C. A nossa equipe sentia falta de ter um estádio principal, estamos muito felizes porque isso era uma ansiedade particular nossa. Ver o PV todo reformado assim, é motivo de muita alegria, me traz várias memórias boas”, afirmou.

Já a presidente do Atlético, Maria José Vieira, se emocionou ao pisar novamente no gramado do estádio Presidente Vargas e também afirmou que a sua equipe disputará bastante partidas no local. “O PV era a casa do Atlético, quando fechou, tivemos que mudar em busca de outro estádio, mas nada é melhor do que ter uma casa para mandar seus jogos. Quem conhece futebol sabe que pisar nesse gramado é a realização de um sonho, o futebol do nosso estado se tornou internacional com os grandes e nacional com os pequenos. Estou muito agradecida e emocionada de estar aqui e se Deus quiser nosso time irá jogar nesse gramado”, declarou.

[ Mais notícias ]