Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Programas para tirar os jovens da criminalidade são prioridade da gestão, diz Elmano

O governador salienta que é preciso haver parceria entre Forças de Segurança, Poder Judiciário e Ministério Público para os membros das facções criminosas permaneçam presos
Elmano destacou que os jovens precisam ter oportunidade para não serem atraídos para o mundo do crime. Foto: Natinho Rodrigues/ Opinião CE

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) disse nesta quarta-feira (3) que oferecer oportunidades a crianças e adolescentes, com programas sociais, será prioridade da gestão para impedir que sejam atraídos para o mundo do crime. Além do enfrentamento ao crime organizado, o chefe do Executivo estadual frisou que é preciso criar meios de esses jovens não serem aliciados.

“Nós estamos buscando fazer um trabalho de tirar, [de] fazer esse jovem não ir para o mundo do crime. Se ele for, nós vamos ter de enfrentar, prender. Antes, queremos dar oportunidade a esse jovem e enfrentar especialmente os grandes chefes do tráfico de drogas no Ceará e no País. Nós temos de identificar esses chefes, [nós] temos de localizar [esses chefes], [nós] temos de prender [esses chefes]”, disse o Governador.

Elmano de Freitas destacou também que as facções criminosos têm um organograma e os membros não se dedicam somente a traficar drogas. Frisou que as facções têm pessoas com a função de matar (viciados com dívidas e membros de grupos rivais), amedrontar as pessoas das comunidades mais vulneráveis socialmente. Esses, nós vamos também trabalhar ainda mais para prendê-los”, garantiu.

“Tivemos situações de pessoas, como no Barroso, que quem foi lá fazer o ataque já tinha dois homicídios. Então, nós temos de sensibilizar o Poder Judiciário, o Ministério Público, levar as informações cada vez mais organizadas para os juízes, pra que a pessoa que praticou, dois três homicídios. Ainda que não tenha condenação, não há dúvida de que foi ele que praticou os homicídios, É apenas uma questão de tempo para ele ser condenado. Essa pessoa não pode ficar solta, ela tem de ficar presa. Porque ela está ameaçando as pessoas da comunidade”, disse Elmano.

Ainda sobre os membros de organizações criminosas, Elmano de Freitas lembrou que, muitas vezes, o indivíduo é preso, porém, é rapidamente colocado em liberdade. Acrescentou que existe o risco de ser novamente solto, caso seja capturado em outras ocasiões. O Governador destacou a importância da criação do comitê formado por magistrados, promotores de Justiça e agentes das Forças de Segurança do Estado, para que situações como as citadas por ele deixem de ser regra.

MUDANÇAS NOS COMANDOS

O  secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, negou que fará trocas nos comandos das Forças de Segurança do Estado. O titular da SSPDS disse que a preocupação no momento é apresentar respostas à sociedade. “Estruturar o serviço, colocar mais policiais nas ruas, identificar autores de crimes. Esse é o nosso foco no momento”, salientou.

Roberto Sá também foi indagado sobre 13 crimes de morte registrados no Ceará em menos de 24 horas. O secretário frisou que os grupos criminosos se enfrentam, mostrando que a maior partes dos assassinatos foram decorrentes de confrontos entre bandidos. “A gente tenta evitar, mas eles estão se enfrentando. Descobriremos os autores e prendê-los”, assegurou o titular da SSPDS.

 

[ Mais notícias ]