Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

Programa de aperfeiçoamento do cinema e audiovisual oferta aulas gratuitas no Ceará

Ao todo, serão ofertados dez cursos gratuitos de aperfeiçoamento no segmento do audiovisual nas sedes da Porto Iracema das Artes, da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Unifor
programa-voltado-para-o-aperfeicoamento-do-cinema-e-audiovisual-oferta-aulas-gratuitas-no-ceara
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Em busca de suprir a crescente demanda por profissionais qualificados em funções especializadas na realização em cinema e audiovisual, órgãos públicos da capital cearense lançam, neste sábado (20), o Programa de Aprofundamento Técnico em Cinema e Audiovisual. O evento será realizado no Cinema do Dragão, a partir das 10h, e reúne as produtoras de audiovisual do Ceará, que terão papel de conexão do programa com o mercado. A atividade integra a programação de celebração do primeiro ano da ‘Ceará Audiovisual Independente (CEAVI)’.

As inscrições para o primeiro ciclo do programa podem ser feitas entre os dias 20 e 31 de julho, para os cursos com início em agosto; de 9 a 19 de agosto para os cursos que iniciam em setembro; e de 13 a 25 de setembro para cursos com início das aulas em outubro. As aulas do primeiro ciclo formativo iniciam no dia 19 de agosto. As inscrições são gratuitas e realizadas através de formulário eletrônico. O processo seletivo ocorre em duas etapas: Na primeira, verifica-se a adequação do perfil dos candidatos aos critérios de acesso; já a segunda etapa consiste em entrevista coletiva presencial, realizada na sede da Porto Iracema das Artes.

Ao todo, serão ofertados dez cursos gratuitos de aperfeiçoamento no segmento do audiovisual. Até o fim do ano, todos eles devem ocupar as sedes da Porto Iracema das Artes, da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Universidade de Fortaleza – Unifor/Curso de Cinema e Audiovisual.

Confira os cursos disponíveis:

  • Assistência de Arte e Cenografia
  • Produção de Objetos
  • Continuidade
  • Assistência de Direção e Controladoria
  • Microfonista
    Elétrica
  • Iluminação para Cinema (Gaffer)
  • Assistência de Produção Executiva
  • Assistência de Figurino
  • Assistência de Câmera

A formação visa conectar o aprofundamento técnico com a criação artística dos estudantes. Ao final dos cursos, serão realizadas 20 cenas de ficção a partir de roteiros de curta-metragem produzidos no Ateliê de Roteiros da Porto Iracema das Artes. Desse modo, após cursar o módulo técnico específico, cada participante se engaja em uma equipe criativa para realização de uma cena, a fim de exercitar na prática do set a função na qual se aprofundou.

“Esses cursos não apenas oferecem oportunidades de carreira para muitos, mas também garantem a qualidade e a inovação nas produções audiovisuais do Ceará. Nós formulamos o programa a partir das nossas experiências formativas, pensando em metodologias que favoreçam a experiência criativa e técnica”, comenta o coordenador do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, Edilberto Mendes.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas que nasceram no Estado ou que tenham residência comprovada há pelo menos dois anos no Ceará; idade mínima de dezoito anos; formação e/ou experiência comprovada em cinema e audiovisual, além de formação e/ou experiência comprovada na área do curso ou em áreas correlatas. Estão disponíveis vinte vagas para cada curso, sendo dez vagas destinadas a estudantes ou egressos de cursos superiores de cinema e audiovisual e dez vagas para ampla concorrência.

[ Mais notícias ]

Fim da Taxa do Lixo: Refis passa a valer nesta segunda-feira (20)

O valor de cada parcela será fixo e não poderá ser inferior a 70 reais, com vencimento no último dia útil de cada mês. O parcelamento será cancelado caso o contribuinte não pague três parcelas, seguidas ou não, ou se atrasar qualquer parcela por mais de três meses