Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Programa une artesanato e sustentabilidade em desfile na Estação das Artes na próxima semana

A Coleção Mosaico, do programa Reciclocidades, exibirá 30 figurinos cocriados por artesãs do programa com materiais recicláveis, em parceria com estilista Kallil Nepomuceno e apoio do designer Érico Gondim
As peças da Coleção Mosaico são resultados das oficinas produtivas realizadas com as mulheres artesãs desde janeiro de 2024. Foto: Rayane Mainara

Compartilhar:

O Programa Reciclocidades, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), vai unir o artesanato a técnicas de alto design em desfile da Coleção Mosaico, que reúne itens criados em colaboração entre artistas e artesãs do Ceará, produzidos com materiais recicláveis. O evento, que comemora 15 anos de existência, será realizado na Estação das Artes, na próxima quarta-feira (4), às 18h. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível, destinados ao programa Ceará Sem Fome.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece e do Reciclocidades, Samara Silveira, o desfile reflete o trabalho desenvolvido pelo programa, que pauta o enfrentamento às mudanças climáticas e o estímulo para a transformação social de mulheres por meio da moda.

“A gente espera tanto sensibilizar a população sobre o seu consumo, para um olhar diferente para esses resíduos, mas também para colocar o Reciclocidades em um patamar que a gente acredita que ele tem e deve estar, que é esse potencial de mudar vidas”, defende Samara. Além da passarela, a programação do evento inclui atrações musicais e artísticas, como a apresentação de dança do Instituto Katiana Pena.

COLEÇÃO

A Coleção Mosaico exibirá 30 figurinos cocriados pelas artesãs do programa, em parceria com estilista Kallil Nepomuceno e apoio do designer Érico Gondim. Além das linhas e agulhas, os materiais de produção incluem resíduos têxteis e plásticos doados por indústrias parceiras. As peças da Coleção Mosaico são resultados das oficinas produtivas realizadas desde janeiro de 2024, em que as mulheres do programa iniciaram um processo de troca de saberes e técnicas com Kallil e Érico.

“O Reciclocidades foi um divisor de águas na minha vida. Por um lado, o trabalho desenvolvido com as meninas foi absurdamente incrível, porque nós desenvolvemos uma coleção lindíssima com todos os insumos produzidos, e por outro lado foi a consciência ecológica que passei a ter depois do envolvimento com o projeto”, diz Kallil Nepomuceno.

Para o artista Érico Gondim, o foco do trabalho é trazer a potencialidades dessas matérias-primas para o desenvolvimento de produtos. “A ideia do projeto é ressignificar os materiais para que eles possam se transformar em coisas lindas e maravilhosas, que a gente acha que não tinha condições de se transformar”, destacou.

Oficina com as artesãs participantes do programa. Foto: Rayane Mainara

SUSTENTABILIDADE

Alinhado com as práticas sustentáveis do programa, o evento de apresentação da Coleção Mosaico será Lixo Zero, uma conquista da parceria com o projeto Verdear Eventos Mais Sustentáveis. Será realizado todo o aproveitamento e a destinação correta de cerca 90% dos resíduos gerados durante o evento. O programa conta também com ações de sensibilização de fornecedores, parceiros e público presente, compostagem de resíduos orgânicos e doação de composto para agricultura familiar e inclusão de associação de catadores.

De acordo com Nepomuceno, ainda que com a consciência construída durante a relação com o programa, passou a utilizar todo o residual produzido na empresa dele, a partir da técnica de reaproveitamento.

RECICLOCIDADES

Criado em 2009, o Programa Reciclocidades tem como objetivo gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da transformação de resíduos sólidos em novos produtos passíveis de comercialização. Atualmente, o programa impacta positivamente a vida de cerca de 80 mulheres, que produzem moda em sete grupos produtivos na cidade de Fortaleza.

A apresentação da Coleção Mosaico pelo Programa Reciclocidades, é uma realização da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cidades e da Secretaria da Cultura. Tem como parceiros a Vicunha Jeans Identity, Sindroupas, Sindiverde, Pride Casting, KL Models, Fecomércio, Kallil Nepomuceno, Érico Gondim, Instituto Mirante, Kuya Centro de Design do Ceará, Mercado Alimenta CE e Complexo Cultural Estação das Artes. Conta com o apoio da TV Ceará, R7 Plast, Bena Têxtil, Instituto Katiana Pena e Assembleia Legislativa do Ceará.

[ Mais notícias ]