Menu

Programa Ronda Escolar realiza rotina de patrulhamento preventivo em escolas do CE

Cidades cearenses começaram a receber, nesta semana, o Programa Ronda Escolar. A ação acontece após os últimos casos de ataques e ameaças a diversas escolas do País. A iniciativa, realizada por meio da Polícia Militar, está realizando ao longo da semana uma rotina de patrulhamento preventivo e ostensivo junto aos estabelecimentos de ensino do Estado. O objetivo é prevenir e coibir ocorrências relacionadas a atos violentos e ameaças contra a comunidade escolar.

Nesta quarta-feira, 12, um aluno do 9º ano entrou na sala do 4º ano e atingiu duas alunas, com golpes de machadinha, dentro de uma escola pública no município de Farias Brito, no Cariri. Segundo a Prefeitura, o incidente ocorreu na Escola Municipal Isaac de Alcântara Costa, localizada na zona rural do Município. A gestão disse que a administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para apurar o caso. O incidente acontece em meio à crescente de casos de violência em escolas de todo o País. 

Em Pedra Branca, por exemplo, o Programa Ronda Escolar começou na terça-feira, 11, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Com início na EEMTI Escola Elza Gomes Martins, no bairro Padre Geraldo, o programa tem o objetivo de reforçar a segurança nas escolas do município. A ação será desenvolvida em parceria com a gestão escolar, tendo foco no processo de identificação de suspeitas e prevenção de infrações e atos criminais que possam colocar a comunidade escolar em risco.

Na ocasião de lançamento, uma equipe de segurança do Município conversou e orientou alunos e professores. As principais dicas repassadas foram como saber identificar ações suspeitas para prevenir ameaças e outros crimes dentro da escola. A expectativa é que o Programa aconteça em todas as escolas da cidade, garantindo mais segurança para toda a equipe de trabalho de cada escola e dos alunos. Além disso, a Prefeitura disse que houve um aumento na ronda policial nas proximidades das escolas do Município.

Em Itapipoca, também no interior do Ceará, as ações começaram nesta quarta-feira, 12, com o monitoramento e acompanhamento de escolas municipais em uma ação integrada entre Secretaria de Educação Básica e Polícia Militar, através da parceria da Prefeitura com o Governo do Ceará. De forma acolhedora e responsável, o objetivo é fortalecer vínculos e orientar toda a comunidade escolar para garantir a segurança de todos.