Voltar ao topo

17 de junho de 2024

‘Meu Celular’: Elmano entrega primeiros aparelhos recuperados nesta quarta-feira (22)

Desde o lançamento da ação, em 2 abril, pelo menos 450 aparelhos foram recuperados pelas forças de segurança
Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) participa, nesta quarta-feira (22), da entrega dos primeiros aparelhos recuperados por meio do Programa Meu Celular, desenvolvido pelo Governo do Estado. O momento acontece a partir das 9h, no Centro Integrado de Segurança Pública. Conforme o Executivo estadual, os celulares serão devolvidos aos seus proprietários, que foram vítimas de roubo e furto ou tiveram seu bem extraviado. Desde o lançamento da ação, em 2 abril, pelo menos 450 aparelhos foram recuperados pelas forças de segurança.

A entrega será realizada na sede da Polícia Civil e também contará com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, além de outros chefes das Forças de Segurança do Ceará.

A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), a partir de estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A ferramenta soma mais de 6,6 mil usuários cadastrados, com um total de 4 mil dispositivos registrados na base de dados. Após a recuperação do celular, a Polícia Civil ainda realiza investigações para identificar criminosos que atuam na venda do aparelho, por meio da “Operação Meu Celular”.

Além disso, uma das primeiras medidas da ferramenta foi notificar as pessoas que adquiriram aparelhos furtados ou roubados e solicitar a devolução, prestando os devidos esclarecimentos.

COMO FUNCIONA

O cadastro na ferramenta é feito pelo usuário do aparelho, por meio do endereço eletrônico meucelular.sspds.ce.gov.br. Por lá, o usuário informa os dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou extraviado, o dono do aparelho entra no seu perfil no site, criando um alerta para comunicar a situação. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação)

SERVIÇO

Início da entrega dos aparelhos recuperados pelo Programa Meu Celular

  • Data: quarta-feira, 22 de maio
  • Horário: 9h
  • Local: Sede da Polícia Civil no Cisp – Rua Professor Guilhon, S/N, Aeroporto, Fortaleza-CE

[ Mais notícias ]