Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

Programa Meu Celular devolve primeiros aparelhos recuperados

Governado do Estado realiza as primeiras entregas de 300 aparelhos roubados ou furtados nesta semana.
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) iniciou a entrega, nesta quarta-feira (22), dos primeiros celulares recuperados por meio do Programa Meu Celular, que busca devolver os aparelhos para vítimas de roubo ou furto no Estado. O programa foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vem auxiliando as Forças de Segurança no Ceará na recuperação dos aparelhos roubados, furtados ou perdidos. Até o momento, 500 celulares recuperados.

Com 12,3 mil usuários cadastrados, o Programa Meu Celular possui mais de 5,6 mil dispositivos registrados na base de dados, com 5.097 aparelhos sem alerta de perda, furto ou roubo e outros 579 com alerta. O programa conta com plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE). O chefe do Executivo explica que, para realizar a localização dos aparelhos, houve diálogo com as operadoras, além de ressaltar o bom desempenho do programa e a contribuição da população cearense na entrega dos celulares 

“Nós solicitamos à operadora que ela dissesse com quem estava esse celular. Às vezes, a pessoa compra o celular até de boa-fé e ela tá sendo chamada aqui para dizer que o celular, que, na verdade, é seu, estava com ela. O povo do Ceará é tão correto que nós temos 500 celulares que o cearense comprou, mas veio aqui entregar porque ele sabe que o celular não é dele”, celebrou o governador Elmano.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou que já foram intimadas 300 pessoas e que, ao longo do dia devem comparecer cerca de 150 vítimas de roubo e furto no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para receberem seus aparelhos de volta. 

“No decorrer do dia, aproximadamente 150 pessoas, ou até mais pessoas, vão vir para receber seus celulares. No decorrer da semana, dos próximos dias, virão cada vez mais para a gente dar andamento a esse trabalho de recuperação de celulares”, ressaltou o secretário.

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, explica que as pessoas que estão em posse do celular roubado recebem uma notificação de devolução do aparelho, que deve ser entregue no endereço Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza-CE. Caso não exista um retorno até o prazo estipulado, a polícia comparecerá até a casa do responsável. “Primeiro, a polícia intima, aguarda a resposta da pessoa. Caso ela informe que não vai devolver, ou se mostre resistente, a gente toma outras medidas, como intimar pessoalmente”, esclareceu.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna38

Brazil Travel Market espera reunir 5 mil profissionais de turismo em Fortaleza O Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste, anunciou