O prefeito José Sarto (PDT) enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Fortaleza Bilíngue como política pública de caráter permanente da cidade. Lançado no dia 6 de julho pela Prefeitura, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, impactando na geração de novos negócios e fortalecendo o turismo. A mensagem foi lida em plenário na última quinta-feira, 3, e já tramita na comissão conjunta de Constituição e Orçamento.
O Fortaleza Bilíngue conta com 16 ações divididas em três grandes eixos, voltados aos alunos e professores da rede pública de ensino, aos profissionais do setor produtivo e à população em geral. O programa deve impactar diretamente 118 mil pessoas por ano e a meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destaca que a procura pelos cursos e a avalição dos alunos têm superado as expectativas.
“O programa tem sido um sucesso, mas é importante dizer que o Fortaleza Bilíngue não é só um curso de idiomas, são 16 ações que envolvem uma série de novidades, como a sinalização viária dos principais corredores da cidade de forma bilíngue, o envio de alunos para uma imersão no exterior, a antecipação do ensino de língua estrangeira na escola pública para o Fundamental I, a adoção de plataformas e metodologias inovadoras abertas ao público em geral”, ressaltou.
Segundo ele, o envio do projeto à CMFor é importante para garantir “a continuidade, a solidez e a evoluação contínua da política pública”. O programa é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com as Secretarias Municipais da Educação (SME), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setfor), da Juventude (Sejuv), além do Imparh e da Assessoria de Assuntos Institucionais.
PRIMEIRAS TURMAS
Na última terça-feira, 1º, o programa certificou os alunos das primeiras turmas de conversação de inglês, espanhol e francês, de inglês básico para profissionais do turismo, além das duas turmas de inglês com música e inglês com séries. Ao todo, 107 alunos foram certificados na Embaixada Bilíngue.
Agora, a ação também está com inscrições abertas para os cursos presenciais e para o curso online de inglês. Os cursos presenciais serão de inglês e espanhol, com turmas voltadas para profissionais do turismo; preparatórios para testes de inglês (TOEFL), francês (Delf) e espanhol (Siele), além do Let’s Play – Inglês com Música, para o público jovem. Já no formato online, o programa segue com inscrições abertas para o curso EaD de inglês para todas as idades. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fortaleza Bilíngue.