Voltar ao topo

18 de março de 2025

Programa Fortaleza Bilíngue deve beneficiar 118 mil pessoas

A meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma
Foto: Tainá Cavalcante - Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza lançou na última quinta-feira, 6, o Fortaleza Bilíngue, que será o maior programa gratuito de aprendizado de um segundo idioma na Capital. O evento aconteceu na Embaixada do Fortaleza Bilíngue, sede do projeto, no bairro Aldeota, com a presença do prefeito José Sarto (PDT) e demais autoridades.

Em suas redes sociais, o gestor comemorou:”Serão 118 mil pessoas beneficiadas a cada ano com nossos cursos e ações. Vamos investir no nosso potencial turístico e tornar cada vez mais qualificados os nossos profissionais para o mercado”.

O programa contempla 16 ações divididas em três grandes eixos: para alunos e professores da rede pública de ensino, para profissionais do setor produtivo, e para a população em geral, com duração e metodologia adaptados a cada público.

O PROGRAMA

O Fortaleza Bilíngue tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, impactando na geração de novos negócios e fortalecendo o turismo. A meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.

Segundo o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) Luiz Alberto Sabóia, o Fortaleza Bilíngue tem potencial para se tornar referência no Brasil, por ser realizado partir de uma visão integrada.

“Não é só ensinar idiomas, é propiciar conexões, propiciar intercâmbio, é trabalhar o tecido urbano com sinalização viária, é um conjunto de elementos baseados em três eixos, com 16 ações, todos integrados”, ressaltou.

Luiz Alberto elencou como principais fundamentos do programa incluir, para promover o desenvolvimento socioeconômico, inovar e tornar Fortaleza uma cidade receptiva para o turismo e para investimentos de modo benéfico para a população.

“Fortaleza é uma cidade com vocação turística muito forte. Além disso, segmentos como tecnologia da informação demandam conhecimento de língua estrangeira, então esse conhecimento é um diferencial competitivo imenso para uma cidade como Fortaleza”, explicou.

Embora alcance faixas etárias e grupos sociais diversos, o programa também se destaca pela integração com a rede municipal de ensino. “O Fortaleza Bilíngue entra com muita força na Rede Municipal de Ensino para fortalecer ainda mais o ensino de inglês do Fundamental 2 e iniciar no Fundamental 1, a partir do 5º ano. A nossa ideia é que gradativamente ele chegue em todo Fundamental 1 também. Vamos começar implantando no 5° ano do Fundamental 1 a partir de agosto, e a ideia é de forma sustentável e gradativa chegar até as séries iniciais”, informou o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia.

[ Mais notícias ]