Na terça-feira (15), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) aprovou um projeto que cria incentivos ao desenvolvimento e uso de mecanismos de energia solar na Capital. A matéria, de autoria de Júlio Brizzi (PDT), também foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública (Cofap) ainda no ano passado.
O projeto busca instituir o Programa Fortaleza Solar a fim de aumentar a participação da energia solar na matriz energética do Município e a competitividade para atrair empreendimentos que tenham a modalidade como uma possibilidade economicamente viável, além de mitigar a emissão de gases poluentes, levando à melhoria das condições de vida na capital cearense.
Com o aumento cada vez mais frequente das bandeiras de energia e do preço da conta de luz, a medida mostra sua importância. O programa pode ajudar a reduzir a demanda de energia elétrica em horários de pico de consumo.
“Outros estados do Brasil e vários países já adotaram medidas de fomento à utilização dessa modalidade de energia, notadamente pelos grandes benefícios gerados, como a preservação ambiental”, destacou Júlio Brizzi.