Após 10 horas de reunião, finalizada às 23h da última terça-feira (30), os professores da rede estadual chegaram a um acordo com o Governo do Estado. Em publicação nas redes sociais, o deputado estadual e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, e o líder do Governo na Assembleia, Romeu Aldiguieri (PT), informaram que houve um acordo que será submetido às assembleias da categoria.
Conforme a postagem, haverá a elaboração de uma proposta conjunta para ser apreciada em assembleias de dias distintos: a Sindicato de docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) acontecerá nesta quinta-feira (2), a do Sindicato dos e das Docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) na sexta-feira (3) e do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú no dia 6 de maio.
Ver essa foto no Instagram
O Sinduece, em nota em seu site oficial, informou que a assembleia geral será realizada de forma presencial e com transmissão simultânea, nesta quinta-feira (2), com primeira chamada às 13h e segunda chamada às 14h, no Campus do Itaperi. Conforme dado anteriormente pelo OPINIÃO CE, os professores da rede de ensino pública estadual aprovaram em março deste ano o indicativo de greve cobrando o reajuste salarial. Para a categoria à época, o reajuste apresentado pelo Executivo e aprovado no Legislativo de reajuste de 5,62% aos servidores públicos do Estado, não contemplava a categoria e nem quitava as obrigações pendentes do Governo do Estado com a educação.
CONFIRA LISTA COM AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:
- Pagamento do retroativo da promoção 2019;
- Pagamento do retroativo do Piso de 2023;
- Implantação das promoções 2022 e 2023;
- Seleção estadual classificatória para temporários;
- Equiparação salarial dos temporários;
- PVR dos doutores;
- Pagamento das premiações;
- Fim da taxação das aposentadorias e muito mais.
