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7 de dezembro de 2024

Professores de Matemática do Ceará terão curso de qualificação em parceria com a China

Os educadores terão acesso a um conteúdo inovador, com base na teoria e prática, com suporte de tecnologias educacionais modernas
o Projeto de Treinamento On-line para Professores de Matemática do Ensino Médio é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Escritório de Assuntos Estrangeiros de Xiamen, na China. Foto: Governo do Ceará/ Carlos GIbaja

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Um total de 655 professores de matemática do Estado do Ceará participarão de um período de formação para aprimorar habilidades e técnicas de ensino, no Projeto de Treinamento On-line para Professores de Matemática do Ensino Médio, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Escritório de Assuntos Estrangeiros de Xiamen, na China. O governador Elmano de Freitas (PT), que participou da abertura do projeto, destacou a importância do ensino da disciplina para o futuro e afirma que os educadores terão acesso a um conteúdo inovador, com base na teoria e prática, com suporte de tecnologias educacionais modernas.

“A matemática e o raciocínio lógico são pilares essenciais para a sociedade moderna, e seu papel no futuro será ainda mais significativo. O domínio da matemática é fundamental para enfrentar desafios globais em áreas como saúde, meio ambiente e tecnologia. Estudos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) destacam que a formação em matemática é crucial para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, reitera Elmano de Freitas.

Além de docentes cearenses, o projeto conta com professores de matemática de outros sete estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Sergipe. Com um total de 3000 profissionais, o projeto também capacitará professores da Indonésia. Para a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, a educação do Ceará é referência no Brasil e a parceria com a China trará ganhos para professores e estudantes.

 “É um momento muito importante para os nossos professores que trabalham diretamente com a matemática. Nós sabemos que matemática é um desafio para o mundo todo, não só para nós. Queremos incentivar cada vez mais a formação do professor e da professora, o que também, claro, vai contribuir com a aprendizagem dos nossos estudantes”, explica a secretária.

A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, que também esteve presente na Aula Inaugural, reiterou a necessidade do aprimoramento dos estudos de matemática e de raciocínio lógico no atual contexto global, marcado por tecnologias como a IA. “O Ceará tem uma relação de cooperação, principalmente com a China, através da província de Fujian, que também é um estado irmão nosso, e eles têm cooperado conosco em várias áreas. O curso é um passo muito importante para a qualificação. Nesse mundo em que a gente vive, de tecnologia, de inteligência artificial, ter o raciocínio lógico, ter uma boa base de matemática, é pressuposto para tudo, inclusive para as carreiras profissionais na área técnica”, destaca Medeiros.

Estiveram presentes na aula inaugural do projeto a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, e lideranças do Escritório de Assuntos Estrangeiros de Xiamen, na China.

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