Por meio de parceria entre a Prefeitura de Aracati e Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), duas professoras da rede municipal participaram de estágio em escolas japonesas. O objetivo da iniciativa foi a troca de experiências e conhecimentos entre os sistemas de ensino japonês e aracatiense. Na ocasião, as mestras Artemizia Ribeiro e Nildene Nogueira foram selecionadas para um período de duas semanas em escolas nas cidades de Yokohama e Hadano.
Para as professoras, a experiência de estágio revelou que Aracati está bem desenvolvido em alguns aspectos educacionais, como a inserção da tecnologia de tablets. No Japão, segundo as profissionais, os alunos só passaram a fazer o uso de tablets durante o período da pandemia, enquanto no Aracati, as escolas já utilizavam a ferramenta digital com intuito educativo há mais tempo.
“Percebemos a vontade muito grande dos gestores japoneses em priorizar a educação, e é algo que o Aracati também está buscando estar à frente nesse desenvolvimento”, ressaltou a professora Nildene Nogueira.
PIONEIRA
Segundo a gestão municipal, Aracati é pioneira na realização da troca de conhecimentos entre o Japão e um município do Norte e Nordeste. De acordo com informações da Prefeitura, a primeira visita de uma comissão japonesa para o desenvolvimento do convênio ocorreu em 2018.
Nesse período, 13 escolas aracatienses já desempenhavam o projeto Competências para a Vida, construído pela facilitadora Mayumi Suzuki e representantes da Jica para ser usado no município. O programa visa desenvolver o socioemocional do aluno, trabalhando sua relação com outras pessoas e entender as suas emoções para compreender as dos outros. Em 2020, durante uma nova visita dos representantes japoneses a Aracati, houve a renovação do convênio e a criação da proposta de estágio para professores da rede pública do município. Neste ano, o exercício foi concretizado.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De acordo com a Prefeitura municipal, além do projeto japonês Competências para a Vida, a educação aracatiense também busca desenvolver as competências socioemocionais dos alunos através da parceria com programa do Instituto Ayrton Senna para Formação Socioemocional. O projeto piloto do Governo do Estado do Ceará, o Inteligentes, também é citado como meio para que os alunos sejam reflexivos, ativos e questionadores.
Ainda acerca das trocas feitas durante o estágio, a professora Artemizia revela que a prática da acolhida antes das aulas feita em Aracati se assemelha, coincidentemente, com a exercida no Japão. “Isso mostra que estamos em caminhos próximos no pensar a educação”, disse a Prefeitura.
“A acolhida de 20 minutos, antes das aulas, com reflexões que estimulam os alunos, vem acontecendo no Aracati desde 2023 e no Japão, já é uma prática enraizada”, pontuou a professora.