Um total de 12 empresas participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de calçados do Cariri farão parte de uma missão internacional na Colômbia. A iniciativa foi lançada após o fortalecimento do potencial das exportações do setor acontecerem por meio de consultorias oferecidas pelo programa Impulsiona Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e operação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, pontuou a importância do Impulsiona Ceará para as vocações de cada região. “Ninguém melhor que os produtores para saber as reais necessidades e desafios de cada APL. O Impulsiona Ceará tem esse objetivo de trabalhar ouvindo o produtor, para propor soluções”, afirma.
A gerente de desenvolvimento regional e municipal da Adece, Darcyla Lima, ressaltou que o trabalho feito com o polo calçadista vem sendo intensificado desde o ano passado, por meio do Impulsiona Ceará, que tem como objetivo levar inovação às cadeias produtivas do interior do Estado.
“Essa oportunidade de expor produtos fora do país e ter contato direto com possíveis compradores é um passo importante para alavancar as exportações e pode ser um divisor de águas para o polo calçadista cearense”, disse Darcyla.
A técnica da SDE, Luana Bandeira, afirmou que algumas empresas da região já exportam seus produtos, mas com as consultorias oferecidas pelo programa, o número de firmas interessadas no evento passou de duas para 12. “Foi feita uma pesquisa nas empresas para identificar os pontos que poderiam ser abordados em uma consultoria. A necessidade de um trabalho voltado para exportações ficou claro e foram iniciadas análises do mercado-alvo, nivelamentos entre os produtores e adequações dos produtos”, explica.
MISSÃO INTERNACIONAL
Prevista para acontecer no próximo mês de junho, a missão internacional terá showroom com espaços individuais para cada empresa participante, além contar com matchmaking – são reuniões pré-agendadas cruzando a demanda dos compradores com a oferta dos calçadistas, levando maior assertividade para os negócios. O evento é organizado pelo programa Brazilian Footwear, de incentivo às exportações de calçados brasileiros; e desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).