A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), realiza neste sábado, 5, a 1ª Marcha em Defesa das Mulheres pelo fim da violência contra a mulher e de combate ao feminicídio. A concentração será às 7h30, na sede da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, e terá como destino final a Praça Portugal. Em alusão ao Agosto Lilás, a caminhada busca reforçar a luta pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher e o fortalecimento dos direitos femininos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), somente neste ano, cerca de 68 mulheres foram assassinadas, sendo 11 descritas como crimes de feminicídios. Diante dos números, o movimento também visa levar à sociedade civil uma reflexão sobre as desigualdades de gênero que ainda permeiam a sociedade e se refletem nos altos índices de violência contra a mulher no estado do Ceará.
A procuradora da PEM, deputada Lia Gomes (PDT), ressalta a importância de mostrar à sociedade o repúdio a essa violência crescente no nosso Estado e no nosso País e convida todos a se engajarem no enfrentamento da violência contra a mulher. “Esse é um convite não só para as mulheres, mas para os homens também, pois precisamos que eles se juntem a nós nessa luta”, afirma.
Na realização da Marcha também participam outras 30 entidades parceiras, como, por exemplo, Movimento da Mulher do Legislativo Cearense (MMLC); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Governo do Estado do Ceará; Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Coordenadoria das Mulheres de Fortaleza; Comissão da Mulher Advogada da OAB; Coalisão Nacional de Mulheres; Associação Cearense de Advogados da Família (ACAF); Instituto Empoderar; Frente Nacional das Mulheres com Deficiência; e Instituto Maria da Penha.
OPERAÇÃO ESPECIAL DE TRÁFEGO
Com intuito de garantir o disciplinamento do tráfego durante a realização da Marcha, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo com cerca de 25 agentes e orientadores para controlar a circulação durante o percurso. A operação de trânsito terá início às 6h com a coibição de estacionamento irregular e reserva de vagas para ônibus na Rua Visconde de Mauá, no trecho compreendido entre a Av. Dom Luís e Rua Pereira Valente. Como parte do planejamento, a Av. Desembargador Moreira será bloqueada no cruzamento com a Av. Pontes Vieira e com a Rua Isaac Amaral.
À medida que o grupo for se deslocando, interdições provisórias serão realizadas. Estão previstos bloqueios na Av. Desembargador Moreira com Rua Tomás Acioli, com Av. Pe. Antônio Tomás e no entorno da Praça Portugal. Além disso, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desvia os coletivos das linhas que trafegam pelas vias utilizadas pelo evento, seguindo as orientações dadas pelos agentes da AMC.
SERVIÇO
1ª Marcha em Defesa das Mulheres
- Data: 5 de agosto
- Horário: 7h30
- Concentração: Sede da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2930 A – Dionísio Torres)
- Destino: Praça Portugal