A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou na manhã desta sexta-feira, 20, o prognóstico climático de maior probabilidade de chuvas acima da média para os próximos três meses no Estado. Segundo análise da entidade, há 50% de probabilidade para a categoria acima da normal, 40% para a categoria em torno do normal e 10% para a categoria abaixo do normal.
O anúncio da quadra chuvosa para os meses de fevereiro, março e abril foi feito pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio, em evento realizado no Palácio da Abolição. O gestor também apresentou uma análise do calendário de chuvas dos meses de novembro e dezembro de 2022 e do atual mês de janeiro. De acordo com Eduardo, o mês de novembro foi proveitoso, pois teve chuvas acima do esperado neste período, enquanto dezembro ficou dentro da sua média.
Também foi apresentado, pelo secretário de recursos hídricos, Ramon Rodrigues, o Projeto Malha D’Água, que possui um investimento de R$ 5,5 bilhões e visa uma nova estratégia de abastecimento de água nos núcleos urbanos do Estado.