Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Principal ‘bandeira’ no Senado será escola em tempo integral, diz Camilo Santana

"Acredito que essa é uma das maiores políticas que esse País poderia fazer", disse
Foto: Reprodução/Camilo Santana

Compartilhar:

O senador eleito pelo Ceará, Camilo Santana (PT), defendeu a educação em tempo integral como ‘grande bandeira’ a ser levada ao Senado Federal como representante cearense na Casa. De acordo com o ex-governador do Ceará, o exemplo do Ceará, que tem como meta universalizar o ensino em tempo integral até 2026, pode servir como referência no âmbito federal. Camilo foi eleito com mais de 2,8 milhões de votos, totalizando 68% da preferência do eleitorado cearense.

“Tenho uma grande bandeira que quero levar ao Senado, principalmente se nós tivermos o presidente Lula eleito, que é garantir que todas as nossas escolas sejam de tempo integral. Acredito que essa é uma das maiores políticas que esse País poderia fazer, como já acontece em outros países onde a criança, o jovem, passa o dia na escola, faz a sua disciplina, faz atividade física, um esporte, um teatro, um curso de computação, um curso técnico, além de dar oportunidade, é uma forma de enfrentar um grave problema no Brasil hoje que é a violência”, disse Camilo.

A declaração foi dada durante entrevista à Rede ANC, na manhã desta quarta-feira, 26.

“Quero levar a experiência do Ceará, até porque o Ceará já tem 60% das escolas [com esse modelo]. Enquanto governador, implantei. Hoje, a cada cem escolas regulares de Ensino Médio, 60 são de tempo integral. Há um compromisso, inclusive aprovado por lei, de que até 2026, teremos 100% das escolas. Os recursos já estão garantidos através do recurso que nós ganhamos do antigo Fundef“, finalizou.

Questionado sobre a recente fala do também senador Eduardo Girão (Podemos) ao OPINIÃO CE sobre relação dos senadores com o Governo Estado, Camilo afirmou que uma ‘oposição construtiva’ é importante. “É importante a oposição em qualquer democracia. Ninguém pensa igual. Então, a oposição tem um papel importante, como teve no meu governo e eu sempre procurei ouvir as pessoas da oposição. Mas não aquela oposição rasteira, interesseira, baixa, mas a oposição que quer construir algo porque todos somos eleitos pelo povo. Nossa obrigação e responsabilidade é trabalhar pelo nosso Estado”.

Escola em tempo integral

O então governador Camilo Santana sancionou, em março, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará que instituiu o Plano de Universalização do Tempo Integral na rede pública de ensino do Ceará até 2026. A ação aconteceu durante live em suas redes sociais. Na ocasião, Camilo destacou que a ação é fruto de uma política pública continuada que tem na universalização o seu fortalecimento.

“Vamos sair de 60% para 100% [da rede de ensino médio estadual em tempo integral] nos próximos quatro anos. Hoje, os melhores alunos estão saindo da escola pública. O tempo integral, além de dar esperança e oportunidade aos jovens, protege a juventude. Na escola, o jovem faz as três refeições, tem computador, tem internet, tem quadra de esporte. Um conjunto de oportunidades”, pontuou o governador.

Pelo plano, 326 unidades escolares de ensino médio serão reformadas ou construídas. O cronograma de expansão considera ano a ano, entre 2022 e 2026.

[ Mais notícias ]