Já na reta final do período permitido para as convenções, os partidos definem suas coligações e, consequentemente, os candidatos que vão apoiar para as prefeituras. Em importantes cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Caucaia e Maracanaú, candidatos foram oficializados durante este fim de semana. Em outros municípios, como São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio e Maranguape, os nomes já estão colocados e prontos para a disputa, que ocorre no dia 6 de outubro.
CAUCAIA E MARACANAÚ
Em Caucaia, com quatro candidatos já homologados, as duas últimas candidaturas foram lançadas oficialmente neste domingo (4). Pela tarde, o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) realizou sua convenção, em que foi confirmada a chapa com a postulante a vice-prefeita Priscila Menezes (MDB) e a coligação com o MDB.
Além do ex-prefeito, quem também oficializou sua candidatura no domingo foi o ex-secretário da Articulação Política do Governo do Ceará, Waldemir Catanho (PT). Nome da situação, o postulante conta com o apoio do atual prefeito, Vitor Valim (PSB), e de lideranças políticas como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT). Além deles, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) – aliada de Catanho há anos -, vai coordenar o programa de governo do petista.
Os dois se juntam às candidaturas já homologadas da deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que conta ainda com o apoio de PDT e União Brasil, e de Coronel Aginaldo (PL). Com mais de 200 mil eleitores, Caucaia é a única cidade cearense, além de Fortaleza, que tem a possibilidade de realização de segundo turno.
Já em Maracanaú, foi homologada, na manhã do domingo, a candidatura do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil). Tentando se reeleger e chegar ao seu quarto mandato – ele já havia sido prefeito entre 2005 e 2012 -, o gestor conta com uma coligação de nove partidos. Além da sigla à qual é filiado, estão no arco de alianças Republicanos, PP, PMN, PT, PCdoB, PV, PSD e MDB. O PT e o PSD possuíam pré-candidatos ao pleito, mas os partidos decidiram não dar legenda aos postulantes e entraram no grupo de Pessoa. O prefeito vai disputar o pleito contra dois deputados estaduais: Dra. Silvana (PL) e Lucinildo Frota (PDT), já com suas candidaturas homologadas desde o meio da semana passada.
DEMAIS MUNICÍPIOS
Em São Gonçalo do Amarante, cidade que possui o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o prefeito Professor Marcelão (PT) tenta a reeleição. Na oposição, um velho conhecido do Município: o ex-prefeito e atual deputado estadual Cláudio Pinho (PDT). A disputa na cidade tende a ser polarizada, assim como em Eusébio e em Aquiraz. Duas cidades vizinhas, as gestões municipais possuem dois parentes no cargo máximo. No Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves (PL), uma das principais lideranças da região, não pode concorrer à reeleição e lançou Dr. Júnior (PRD). Já em Aquiraz, o filho de Acilon, Bruno Gonçalves (PRD), chega ao fim do seu primeiro mandato e tentará a reeleição. Na oposição à família, estão Edson Sá (Republicanos), candidato em Eusébio e já foi prefeito dos dois municípios. Ele governou Eusébio em três ocasiões e Aquiraz, em dois mandatos. Em Aquiraz, Bruno Gonçalves lançou o presidente da Câmara Municipal, Jair Silva (PT). Correndo por fora, o Novo escolheu Perito Paulo Sérgio.
Em Maranguape, o atual prefeito Átila Câmara (PSB) se lançou à reeleição na sexta-feira (2), quando realizou a sua convenção partidária. O gestor possui, na sua coligação, uma base de apoio que conta com oito partidos. Além do PSB, sigla a qual é filiado, aparecem no arco os partidos da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV -, PDT, Republicanos, Solidariedade e Avante. Na oposição, está o deputado estadual Lucílvio Girão (PSD). Ele conta ainda com os apoios de MDB, União Brasil e Agir 36.