O primeiro depoente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações Militares faltou ao depoimento, nesta terça-feira (29). Cleyber Barbosa de Araújo, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), era aguardado como convidado e não compareceu ao chamados dos parlamentares para prestar esclarecimentos. A CPI foi instaurada na Assembleia Legislativa do Estado e investiga se recursos foram utilizados de forma irregular pelas entidades ligadas à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar nos motins de 2012 e 2020.
O representante enviou um atestado médico por meio de seus advogados alegando sintomas gripais. Em ofício enviado aos deputados e lido prelo presidente da CPI, deputado Salmito Filho (PDT), Cleyber se colocou à disposição para comparecer em outro momento. O deputado Elmano Freitas (PT), relator da Comissão, informou que os trabalhos devem ser retomados na próxima semana. Na terça-feira (5), deverá ser ouvido o policial militar Cleyber Araújo. No dia seguinte, na quarta-feira (6), a partir das 14h30, será a vez do vereador Sargento Reginauro (União Brasil), presidente da APS na ocasião do último motim.
O requerimento de convite foi apresentado pelo deputado estadual Soldado Noelio (União Brasil), único titular do bloco de oposição na composição titular da CPI, e aprovado na reunião. Noelio vem ressaltando a importância de destacar “trabalhos importantes” desenvolvidos pelas associações junto às cooporações.
CPI
A CPI foi instaurada ainda no ano passado e investiga o destino dos recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Na fase anterior, os parlamentares colheram documentos, imagens de câmeras de segurança e juntaram o material para embasar às oitivas. Participaram da reunião desta manhã os deputados Salmito Filho (PDT), presidente da CPI; Elmano Freitas (PT), relator; Augusta Brito (PCdoB), Queiroz Filho (PDT), vice-presidente; Marcos Sobreira (PDT); Romeu Aldigueri (PDT) e Soldado Noélio (UB).
Composição da CPI
Titulares
- Salmito;
- Queiroz Filho;
- Elmano Freitas;
- Soldado Noélio;
- Davi de Raimundão;
- Romeu Aldigueri;
- Augusta Brito;
- Nizo Costa; e
- Marcos Sobreira.
Suplentes
- Delegado Cavalcante;
- Edilardo Eufrásio;
- Jeová Mota;
- Guilherme Landim;
- Oriel Nunes Filho;
- Diego Barreto;
- Osmar Baquit;
- Guilherme Sampaio;e
- Tin Gomes.