Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Primeira unidade oncológica do Estado no Interior atendeu mais de mil pacientes em 2024

Os serviços ofertados aos pacientes incluem quimioterapias, cirurgias, radioterapias e análises histopatológicas.
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

Durante os primeiros seis meses de 2024, o Serviço de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) localizada em Limoeiro do Norte, atendeu 1.303 pacientes. Tendo em vista a regionalização do atendimento aos pacientes com câncer do Ceará, o equipamento foi o primeiro a ser integrado ao hospital geral do estado, beneficiando a população dos municípios próximos da região. Além do projeto-piloto, na última segunda-feira (15) foi inaugurado o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, que também oferece o serviço de oncologia no interior do estado.

Os serviços ofertados aos pacientes incluem quimioterapias, cirurgias, radioterapias e análises histopatológicas. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 312 procedimentos cirúrgicos, 271 quimioterapias, 161 radioterapias, além de 474 análises histopatológicas. Conforme a coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, o serviço apresentou um aumento significativo no número de pacientes que recebem tratamento oncológico nos últimos seis meses. A enfermeira ainda destaca que esse crescimento de demandas é reflexo da importância de oferecer um serviço especializado e de qualidade para a população do interior.

“Ao longo desse período, o serviço de oncologia tem se esforçado para atender a todos os pacientes da melhor maneira possível, garantindo um tratamento eficaz e humanizado. No geral, apesar dos desafios enfrentados, o serviço de oncologia do Vale do Jaguaribe tem se destacado no atendimento aos pacientes com câncer, oferecendo um tratamento de qualidade e promovendo a melhoria da saúde na região”, explica Janaina.

MENORES TRAJETOS PARA O TRATAMENTO 

Os atendimentos na região, que acontecem desde setembro de 2023, diminuíram os trajetos dos pacientes com câncer, já que anteriormente, era necessário recorrer aos hospitais de Fortaleza para realizar tratamento oncológico. A agricultora e dirigente sindical rural, Maria Luciene Silva (63), é uma das pacientes do HRVJ e faz uma viagem entre o município de Boa Viagem e Limoeiro do Norte para realizar seu tratamento.

“Eu estou achando muito bom o atendimento. Todos aqui são atenciosos com os pacientes. Estou [em tratamento] aqui desde janeiro e, graças a Deus, sempre fui muito bem atendida. Só tenho a agradecer a todos, inclusive à equipe de técnicos, médicos, enfermeiros e o pessoal da recepção. Aqui a gente tem um acolhimento com palavras positivas e carinho. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, ao hospital e também ao SUS, porque ele oferece todas essas especialidades, com decência e respeito”, destaca a paciente.

[ Mais notícias ]