Marcada para esta sexta-feira, 6, a primeira reunião ministerial convocada pelo presidente Lula (PT) vai discutir a semana inaugural do novo governo e as ações que serão desempenhadas por cada pasta. A informação é do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A posse de Lula ocorreu no último domingo, 1º, em solenidade realizada no Congresso Nacional, com protocolos cerimoniais estendidos ao Palácio do Planalto, onde ocorreu a entrega da faixa presidencial ao petista e local em que Lula começou a despachar, na última quarta-feira, 4, ao tempo em que acontece uma varredura no espaço, ação que acontece sempre que há trocas de administração. A intenção é, por exemplo, verificar se o Planalto é seguro em diversas acepções ao gestor que está assumindo o controle da União.
PAUTAS
O objetivo da reunião de logo mais, marcada para as 9h30, no Palácio do Planalto, será alinhar o discurso com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes. Nesta semana, a fala de Carlos Lupi (PDT) ao assumir o Ministério da Previdência causou desconforto ao Governo Federal, uma vez que o também presidente nacional do PDT disse que seria realizada uma nova Reforma da Previdência. De acordo com Padilha, a reunião é um “grande passo de início de governo.”
“Vamos conversar um pouco sobre medidas que cada ministério está analisando a partir dos 100 dias, dos relatórios trazidos pelo GT de transição,” acrescentou Padilha.
Haverá uma apresentação geral a ser feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo “gerenciamento” do governo. “Vamos fazer grande levantamento das obras, como está a situação das obras no país, aquelas que podem ser retomadas rapidamente, aquelas que podem ser concluídas”, disse também Padilha.